São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GADO DOENTE

Teste de DNA revela que animal é originário da Província de Alberta

Vaca louca dos EUA nasceu no Canadá

DA REDAÇÃO

O Departamento de Agricultura dos EUA informou ontem que um teste de DNA revelou, com "um alto grau de certeza", que a vaca infectada com a doença da vaca louca nasceu na verdade no Canadá, em 1997, e foi importada daquele país. O animal, da raça Holstein, pertencia a um criador do Estado de Washington.
"Agora temos a evidência que nos permite verificar com um alto grau de certeza que a vaca infectada veio de uma fazenda em Alberta, no Canadá", disse o veterinário-chefe do departamento, Ron DeHaven.
O primeiro caso de vaca louca em território norte-americano foi identificado no dia 23 de dezembro. O animal, que já foi sacrificado, não chegou a ter sua carne utilizada para consumo humano. Todo o rebanho da fazenda foi colocado em quarentena.
Em maio passado, um caso da doença havia sido registrado no Canadá, justamente na Província de Alberta. Até o momento, não existe ligação entre os dois casos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Opinião econômica: Um balanço de 20 anos
Próximo Texto: Panorâmica - Moedas: Dólar segue em queda ante o euro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.