UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado eleva de novo a previsão de inflação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mesmo com as recentes elevações dos juros promovidas pelo Banco Central, o mercado continua apostando numa forte alta da inflação neste ano, de acordo com levantamento feito pelo próprio BC, na última sexta-feira, entre bancos e empresas de consultoria.
Segundo a pesquisa, a expectativa do mercado é que a inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), chegue a 12,33% neste ano. Foi a sexta alta consecutiva. No início de janeiro, essa projeção estava em 11%. No último dia 21, a mesma pesquisa estimava a alta dos preços em 12,06%.
Desde o início do ano, o governo adotou várias medidas para tentar conter não só a inflação em si, mas também o pessimismo dos investidores. A principal delas foi o aumento dos juros básicos da economia. A taxa Selic, que no início do ano estava em 25% ao ano, agora está em 26,5%.
Juros mais altos, porém, tendem a provocar a desaceleração da economia. Segundo a pesquisa, o mercado espera que o PIB (Produto Interno Bruto) cresça 2% neste ano, contra 2,04% estimados no levantamento anterior.
Para o mercado, os juros deverão se manter elevados. Há um mês, a pesquisa do BC mostrava expectativa da Selic de 20,5% ao ano até dezembro. Hoje, projeta-se 22% até o final de 2003.


Texto Anterior: Ano do dragão: Querosene de avião e gás aumentam
Próximo Texto: Curto-circuito: BNDES aguarda nova proposta da AES
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.