São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

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TELEFONIA

TIM Brasil reduz perdas e eleva presença no mercado em 2006

DA REPORTAGEM LOCAL

A TIM Brasil surpreendeu os analistas ao fechar 2006 com resultados melhores que o esperado. Segunda no ranking da telefonia móvel nacional, ela terminou o quarto trimestre com lucro líquido de R$ 78,7 milhões, ante perda de R$ 116 milhões em igual período de 2005.
No ano, a TIM fechou no vermelho em R$ 301,7 milhões, o que significa melhora no desempenho operacional e financeiro da operadora. Em 2005, o prejuízo foi maior, de R$ 989,6 milhões.
A TIM Brasil é um braço da Telecom Italia, quinta maior telefônica européia.
A companhia é cobiçada por vários concorrentes, mas os italianos avisaram que só estão dispostos a vender sua participação em outra controlada no país, a Brasil Telecom (tele fixa das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul).
Em 2006, a base de clientes da TIM Brasil subiu para 25,4 milhões de assinantes.
O número significa que a TIM conseguiu no ano passado uma fatia de 25% do mercado, dois pontos percentuais acima do registrado em 2005. A companhia abocanhou 38% das adições líquidas registradas em 2006.
O presidente do grupo TIM, Mario Cesar Pereira de Araujo, comemorou a receita líquida da operadora, que em 2006 foi de R$ 2,7 bilhões -valor superior ao da Vivo.
Com as novas regras de interconexão, que determinam o lançamento total de receitas e custos no balanço, as despesas com rede da TIM cresceram 139%, para R$ 950 milhões.
O impacto, segundo a TIM, não foi totalmente absorvido. Deve se estender pelos próximos meses e influenciar a contabilidade do primeiro semestre. (JL)


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