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São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2003

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Concentração amplia o poder de companhias

DA REPORTAGEM LOCAL

Poucas empresas, na maioria dos casos de grande porte, que detêm o controle do mercado em que atuam formam o que se chama oligopólio.
Ocorre que, se um número limitado de companhias domina um setor, elas podem dividir entre si a área de atuação, podem fixar preços e ampliar a margem de lucro, sem que existam empresas concorrentes para "impedir" certos tipos de ação prejudiciais ao consumidor.
Uma quantidade menor de companhias explorando um setor limita a ação da concorrência.
Aqueles que defendem esse tipo de estrutura argumentam que empresas de maior peso têm maior possibilidade de investir em novos produtos e ampliar a produção (obtendo ganho com escala). Podem, com isso, fabricar produtos com preço mais baixo. Nem sempre isso acontece, porém.
Em períodos de economia em retração e demanda em queda, as empresas operam com margens mais comprimidas. E, num período posterior (com a retomada na demanda), para resgatar a margem perdida, elas podem elevar os preços.
O fato de existir oligopólios no país não quer dizer, necessariamente, que as empresas agem dessa forma.


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