São Paulo, terça-feira, 07 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BARRIL DE PÓLVORA

Iraque suspende embargo e petróleo cai
O Iraque anunciou ontem que voltará a exportar petróleo, depois de um embargo de um mês em represália à ocupação israelense de territórios palestinos. A volta do petróleo iraquiano ao mercado fez a cotação do barril cair 1,88% ontem na Bolsa de Mercadorias de Nova York.
Saddam Hussein, o ditador iraquiano, tinha o objetivo de desestabilizar a economia norte-americana ao provocar um aumento na cotação. Saddam conclamou outros produtores árabes a suspender suas vendas, mas não recebeu mais do que um tímido apoio do Irã, e, assim, seu embargo isolado teve impacto limitado.
O mercado de Londres permaneceu fechado ontem, por causa de um feriado local. Em Nova York, a cotação do barril recuou 1,88%, para US$ 26,12. Na maior baixa do dia, o produto foi vendido por US$ 25,62. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Salto no escuro: Gasto cai até 14% Fim do racionamento não aumenta consumo
Próximo Texto: Aviação: DAC investiga se aéreas cobram abaixo do custo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.