São Paulo, domingo, 07 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquerda fica em apreensão

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MONTEVIDÉU

A aproximação com os Estados Unidos e o afastamento do Mercosul estão causando um clima de insatisfação dentro do partido governante, a esquerdista Frente Ampla (com suas 21 vertentes), e na PI-CNT, considerada a principal central sindical do Uruguai. O sentimento, para muitos aliados do presidente uruguaiano Tabaré Vázquez, é de apreensão.
""Essas declarações do presidente são preocupantes, especialmente pelo tom utilizado. Cada vez estamos nos separando mais do Mercosul e nos aproximando dos Estados Unidos", disse em tom de crítica o secretário-geral do PIT-CNT, Juan Castillo.

Críticas
Integrante da Frente Ampla e com origem no Partido Comunista, Castillo completa: ""Tudo isso não estava no programa do governo".
A Folha ouviu outros integrantes da Frente Ampla e inclusive do próprio governo, que se manifestaram sob a condição do sigilo. Até mesmo no Partido Socialista, há críticas ao afastamento do Mercosul e à aproximação com os Estados Unidos. A idéia geral é que deve ser preservado o bloco regional.

Programas sociais
Na área social, a ministra Marina Arismendi (Desenvolvimento Social), que implementou o Panes (Plano de Atenção à Emergência Social) -programa de auxílio social que mantém semelhanças com o brasileiro Bolsa-Família- e, na Frente Ampla, tem como origem o Partido Comunista (é a representante dessa vertente no ministério), trava algumas disputas internas para conseguir mais recursos.
As autoridades se preocupam em evitar uma queda de qualidade social do país, que conta ainda com índices altos, de, por exemplo, apenas 2,7% de analfabetismo e expectativa de vida de 74,6 anos. (LG)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Empresários do país dão apoio a aproximação com Estados Unidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.