São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bernanke propõe medidas para evitar execuções de hipotecas

DA BLOOMBERG

Na tentativa de pôr fim à crise imobiliária dos Estados Unidos, o presidente do Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA), Ben Bernanke, conclamou o governo e as instituições de crédito a intensificarem seus esforços para evitar a execução de hipotecas, que envolve o arresto do imóvel financiado.
Em discurso pronunciado ontem em Nova York, Bernanke também reiterou seu apelo para que as instituições de crédito perdoem parte das prestações do crédito imobiliário de alguns mutuários às voltas com dificuldades. Ele disse que as propostas devem ser "precisamente direcionadas" para os tomadores que enfrentam o maior risco de perder seus imóveis, para evitar que se constituam num estímulo ao calote.
O presidente do Fed também apoiou a idéia de o Departamento Federal de Habitação dos Estados Unidos renegociar contratos de crédito imobiliário problemáticos -conceito incluído em legislação proposta pelo Partido Democrata ao Congresso norte-americano-, sem endossar explicitamente o projeto de lei. Suas observações indicam uma fissura em relação à postura do governo Bush, que preferiu contar com esforços capitaneados pelo próprio setor imobiliário.
""Políticas realistas do setor público e privado precisam levar em consideração o fato de que as estratégias tradicionais para evitar as execuções de hipotecas podem nem sempre funcionar bem nas atuais condições", disse Bernanke.


Texto Anterior: Pedido de falência cresce 49% nos EUA em abril
Próximo Texto: Itaú tem lucro de R$ 2,04 bi, mas perde para o Bradesco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.