São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

AINDA MAIOR
A mais recente estimativa de safra da Conab indica 147 milhões toneladas de grãos, volume recorde e 9% acima do de 2009. Dois produtos empurraram para cima a safra atual: soja (mais 10,7 milhões de toneladas) e milho (mais 3,2 milhões). Arroz lidera as quedas, com recuo de 1,1 milhão de toneladas.

É MENOR
As importações de arroz devem ser de 1,2 milhão de toneladas neste ano, e procedentes do Mercosul. O governo, que havia divulgado 2 milhões de toneladas, e indicando importações da Ásia, voltou atrás depois de números fornecidos pelo setor privado.

MAIS CAFÉ
A produção de café desta safra deve subir para 47 milhões de sacas de 60 quilos, 19% acima da obtida na anterior. Neste ano, a produção de café arábica vai a 35,3 milhões, e a de robusta, a 11,7 milhões. Minas Gerais lidera, com 24 milhões de sacas.

EXPORTAÇÕES
As exportações brasileiras de café somaram 2,25 milhões de sacas em abril, caindo 10% em relação a igual período de 2009. Já as receitas subiram 8%, atingindo US$ 355 milhões. A evolução das receitas se deve à recuperação dos preços internacionais, segundo Guilherme Braga, do Cecafé (conselho dos exportadores).

MERCADO FUTURO
As negociações no mercado futuro da BM&FBovespa caíram em abril em relação a março, mas ainda superam as de igual período de 2009. No mês passado, a Bolsa registrou 188 mil contratos futuros e de opções. O volume financeiro foi de R$ 4 bilhões.

SÓ PARA O BRASIL 1
O mercado brasileiro de vinho está cada vez mais atraente para os produtores argentinos. A demanda cresce por aqui e os produtores aprimoram as ofertas. Susana Balbo, proprietária da vinícola Dominio del Plata, empresa que exporta para 30 países, esteve ontem em São Paulo para lançar um vinho produzido especialmente para o mercado brasileiro.

SÓ PARA O BRASIL 2
Safra 2009 e com um corte cabernet e malbec, o "Essential" será trazido ao país pela importadora Cantu. A Dominio terá ainda uma nova linha de vinhos exclusiva para restaurantes, afirma Balbo.

TARDIA
Balbo, que deixou a presidência da Wines of Argentina há poucas semanas, diz que a safra 2010 foi um pouco tardia e só terminou no sábado. "Foi de alta qualidade, mas o volume deve ficar entre 10% e 15% abaixo do de uma safra normal". A de 2009 já tinha ficado 25% abaixo da média histórica.


Texto Anterior: Infraestrutura: Energia concentra desembolso do BNDES
Próximo Texto: Foco: GM inaugura central de distribuição no Nordeste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.