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AQUISIÇÃO
Negócio criará a maior empresa do setor de alimentos do mundo em termos de vendas, superando a suíça Nestlé
Bestfoods é vendida por US$ 24,3 bilhões
DA REDAÇÃO
A Unilever, grupo anglo-holandês do setor de bens de consumo
e fabricante do chá Lipton e do sabão em pó Omo, anunciou ontem
a compra da norte-americana
Bestfoods por US$ 24,3 bilhões.
Sob os termos do acordo de
aquisição, a Unilever deverá pagar US$ 20,3 bilhões em dinheiro,
ou US$ 73 por ação, além de assumir dívidas da Bestfoods, que
produz a maionese Hellmann's,
no valor de US$ 4 bilhões.
A transação, que se concluirá no
quarto trimestre do ano, vai criar
a maior empresa do setor alimentício do mundo em termos de
vendas, superando a suíça Nestlé.
A empresa resultante deverá ser
líder nos mercados de produtos
culinários, chás, sorvetes e alimentos congelados. O faturamento anual combinado das empresas em 99 foi de cerca de US$
52,3 bilhões e as receitas operacionais, de US$ 6,2 bilhões.
"Estamos muito satisfeitos com
a união", disse o presidente da
Unilever, Niall Fitzgerald. "Esse
negócio cria uma empresa global
de alimentos e bens de consumo."
O negócio ainda terá de ser
aprovado pelos órgãos de defesa
da concorrência da União Européia e dos EUA. As empresas deverão economizar US$ 750 milhões com a integração das operações de produção em escala.
Assédio duradouro
O acordo põe fim a um prolongado período de assédio da Unilever sobre a Bestfoods. Em maio, a
Unilever lançou uma oferta hostil
de compra da Bestfoods a US$ 66
por ação, ou US$ 18,8 bilhões, recusada pelos seus executivos, que
a consideraram baixa. A Unilever,
por sua vez, recusava-se a elevá-la
porque não havia ofertas de empresas rivais.
Há uma semana a Bestfoods
anunciou que estava negociando
a compra da Campbell Soup por
US$ 15 bilhões.
A Unilever elevou sua oferta para mais de US$ 70 por ação, o que
obrigou a Bestfoods a rever o negócio com a Campbell Soup.
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