São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2000


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AQUISIÇÃO
Negócio criará a maior empresa do setor de alimentos do mundo em termos de vendas, superando a suíça Nestlé
Bestfoods é vendida por US$ 24,3 bilhões

DA REDAÇÃO

A Unilever, grupo anglo-holandês do setor de bens de consumo e fabricante do chá Lipton e do sabão em pó Omo, anunciou ontem a compra da norte-americana Bestfoods por US$ 24,3 bilhões.
Sob os termos do acordo de aquisição, a Unilever deverá pagar US$ 20,3 bilhões em dinheiro, ou US$ 73 por ação, além de assumir dívidas da Bestfoods, que produz a maionese Hellmann's, no valor de US$ 4 bilhões.
A transação, que se concluirá no quarto trimestre do ano, vai criar a maior empresa do setor alimentício do mundo em termos de vendas, superando a suíça Nestlé. A empresa resultante deverá ser líder nos mercados de produtos culinários, chás, sorvetes e alimentos congelados. O faturamento anual combinado das empresas em 99 foi de cerca de US$ 52,3 bilhões e as receitas operacionais, de US$ 6,2 bilhões.
"Estamos muito satisfeitos com a união", disse o presidente da Unilever, Niall Fitzgerald. "Esse negócio cria uma empresa global de alimentos e bens de consumo."
O negócio ainda terá de ser aprovado pelos órgãos de defesa da concorrência da União Européia e dos EUA. As empresas deverão economizar US$ 750 milhões com a integração das operações de produção em escala.
Assédio duradouro
O acordo põe fim a um prolongado período de assédio da Unilever sobre a Bestfoods. Em maio, a Unilever lançou uma oferta hostil de compra da Bestfoods a US$ 66 por ação, ou US$ 18,8 bilhões, recusada pelos seus executivos, que a consideraram baixa. A Unilever, por sua vez, recusava-se a elevá-la porque não havia ofertas de empresas rivais.
Há uma semana a Bestfoods anunciou que estava negociando a compra da Campbell Soup por US$ 15 bilhões.
A Unilever elevou sua oferta para mais de US$ 70 por ação, o que obrigou a Bestfoods a rever o negócio com a Campbell Soup.



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