São Paulo, sexta-feira, 07 de junho de 2002

Texto Anterior | Índice

Recuo nas vendas faz GM demitir 105 no ABC

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

A queda nas vendas de veículos tem levado montadoras a demitirem funcionários ou anunciar férias coletivas. Ontem, a General Motors (GM) dispensou 105 dos 780 empregados do seu centro de engenharia, na unidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista.
A montadora abriu ainda um programa de demissões voluntária na unidade, onde trabalham 8.300 trabalhadores. A GM afirmou que está se adequando à realidade do mercado.
Na fábrica da montadora em São José dos Campos, no interior paulista, cerca de 2.700 dos 8.900 funcionários estão em férias coletivas. "A volta está marcada para o dia 13, mas a expectativa é de que haverá 400 dispensas", disse o sindicalista Turíbio Liberato.
A DaimlerChrysler pretende dispensar 703 dos 10,7 mil trabalhadores das suas fábricas em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e em Campinas, interior de São Paulo. Já a Fiat colocará pouco mais de 10% dos seus 9.000 trabalhadores em Betim (MG) em férias coletivas no dia 10. A suspensão do trabalho estava prevista inicialmente para julho.
Anteontem, a Ford dispensou dois funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo por uso impróprio de e-mail no trabalho. Em maio, a GM demitiu 11 trabalhadores pelo mesmo motivo.



Texto Anterior: Exportação de carros recua 12% no mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.