São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2000


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TELEFONIA
Serviço permite até 2 minutos de conversa grátis, mas usuário é obrigado a ouvir até 30 segundos de comerciais
Ligação gratuita com anúncio chega ao país

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O serviço das ligações telefônicas gratuitas, nas quais o usuário se dispõe a ouvir alguns segundos de propaganda em troca do direito de falar por um ou dois minutos de graça, está chegando finalmente ao Brasil.
Comuns na Europa - a British Telecom é uma das operadoras que adota o sistema -, as ligações gratuitas passaram a ser oferecidas apenas no último mês pela Telemar do Rio de Janeiro e pela empresa paulista Alô Grátis.
Esta última é a que tem o projeto mais audacioso. A companhia fechou um acordo com a Embratel e, depois de testes em maio, pretende oferecer para os habitantes dos 20 maiores centros urbanos do país o direito de ligações gratuitas para qualquer cidade brasileira.
Por enquanto, o sistema está limitado a 17 bairros da Grande São Paulo, a fim de evitar congestionamento das linhas. "Hoje temos capacidade para atender 2 milhões de chamadas mensais, mas queremos chegar a 6 milhões no Estado", explicou ontem o diretor de tecnologia da Alô Grátis, Alexandre Baptistella.
Em dois anos, a Alô Grátis, que tem como um dos principais acionistas o empresário Edmon Rubies, dono da companhia de revenda de linhas Bolsa de Telefones, quer garantir 20 milhões de chamadas mensais.

Sistema
O sistema é baseado no pagamento dos custos e da margem de lucro pelos anunciantes. O paulistano que quiser usar o serviço hoje, e estiver nas 17 áreas atendidas, pode ligar de qualquer telefone fixo para o número 0800-900801. A partir daí ouvirá 15 segundos de propaganda, discará o DDD da cidade e o número do telefone da pessoa com quem quer falar.
Falará então um minuto de graça. Depois de mais 15 segundos de comercial, ouvidos pelas duas pessoas na linha, terá o direito a mais um minuto de conversa. "O serviço é para recados rápidos, mas as pesquisas indicam que dois minutos é tempo suficiente para a maioria das pessoas."
Quem quiser falar de São Paulo para Manaus, por exemplo, pode economizar R$ 1,049. O sistema não aceita celulares.
Hoje a Alô Grátis tem apenas dois anunciantes, a própria Bolsa de Telefones e o Ministério da Educação e Cultura. Mas a meta é ter 2.000 pequenos anunciantes, como restaurantes e academias de ginástica, e 20 grandes conglomerados. "Vamos cobrar R$ 0,50 por inserção comercial."
A empresa quer faturar R$ 10 milhões por mês em dois anos, quando todo o sistema deverá estar em operação. Cerca de R$ 20 milhões serão investidos em equipamentos, pessoal e publicidade.

Regionalização
Uma das formas que a Alô Brasil pretende usar para conquistar os anunciantes é a regionalização dos comerciais. Quem fizer uma ligação a partir do Ibirapuera, um dos bairros já atendidos, ouvirá comerciais de restaurantes, salões de beleza e outros estabelecimentos da região.
Apesar dos testes em maio, a Alô Brasil começou a intensificar a divulgação do serviço no último dia 1º.
Já a Telemar do Rio adotou o sistema Fale Grátis no dia 8 de junho. Ele faz apenas ligações locais na Grande Rio e funciona pelo telefone 31-2000. Tem como anunciantes a Rádio FM O Dia, a prefeitura da cidade e a companhia Papéis Repor. O sistema já vinha sendo usado em Belo Horizonte e Vitória.
A Telefônica, de São Paulo, e a CTBC, de Uberlândia (MG), são outras duas operadoras que estudam a adoção do serviço.


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