São Paulo, sexta-feira, 07 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque de hackers tira Twitter do ar

Sem origem identificada, tipo de ataque que vitimou microblog em vários países tem como objetivo derrubar servidores

Rede social Facebook, site de vídeos YouTube e site de blogs LiveJournal também sofreram instabilidade durante uma parte do dia


DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um ataque de hackers derrubou o Twitter durante grande parte do dia de ontem em diversos locais do mundo -usuários tiveram dificuldade para acessar o serviço e postar mensagens de até 140 caracteres.
O serviço de microblog, que conta com 44,5 milhões de usuários no mundo, segundo a consultoria comScore, informou em sua página de status que sofreu um ataque virtual de negação de serviço. No ataque, um grande número de computadores são apontados simultaneamente para o site da vítima, com o objetivo de derrubar servidores e seus serviços.
"É como se muita gente saturasse um call center com ligações simultâneas, e, nesse caso, aparentemente, com números de telefones de origem falsos", afirma Luiz Eduardo dos Santos, especialista em segurança da informação.
"A telefonista atende, pergunta como pode ajudar e quem ligou não fala mais. Diferentemente do mundo real, o servidor (telefonista), por regras de protocolos de redes, tem que esperar um tempo até desligar. Como é muita gente fazendo ligações, todas as linhas ficam ocupadas. E quem realmente quer fazer uma ligação séria não consegue."
Ele acrescenta, ainda, que, muitas vezes, esse tipo de ataque é consequência de um vírus. "O usuário final não sabe que sua máquina está atacando aquele servidor."
O Twitter afirmou em seu blog que, enquanto se recupera do ataque, usuários podem experimentar lentidão no serviço.
Especialistas afirmam que é difícil rastrear de onde parte esse tipo de ataque. Segundo o site do "New York Times", provavelmente o ataque foi originado na Rússia ou na Geórgia.
A rede social Facebook, o site de vídeos YouTube e o de blogs Live Journal também sofreram ataques ontem. "As informações dos usuários não estiveram em risco e nós restauramos o acesso completo ao site para a maioria dos usuários", disse o Facebook.
Em junho, a audiência global do Twitter cresceu 1.460%, segundo a comScore. O resultado o coloca como o 52º maior site do mundo, acima de sites como o da ESPN.


Texto Anterior: Bolsa Nasdaq decide proibir operações
Próximo Texto: Seguradora: Ex-presidente da AIG paga multa de US$ 15 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.