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Murdoch vai cobrar pelo conteúdo de todos os seus sites
Modelo, que deve incluir o material do "Times", será semelhante ao do "Wall Street Journal"
DA REDAÇÃO
O bilionário de origem australiana Rupert Murdoch, dono
da News Corp., disse que vai cobrar pelo conteúdo on-line dos
sites de notícias do grupo, que
incluem jornais como os britânicos "The Times" e "The Sun"
e o americano "New York Post"
(que hoje têm acesso gratuito).
O modelo deve ser semelhante ao do "Wall Street Journal",
que também pertence ao grupo
e que combina matérias pagas
com conteúdo gratuito.
"Jornalismo de qualidade
não é barato, e uma indústria
que dá de graça seu conteúdo
está simplesmente canibalizando a sua capacidade de produzir boa reportagem", afirmou Murdoch em entrevista
ontem, um dia após a News
Corp. anunciar prejuízo de US$
3,4 bilhões no último ano fiscal
(período de 12 meses encerrado
em 30 de junho).
Para o empresário, o modelo
de cobrança do site do "Wall
Street Journal" é o mais bem-sucedido do mundo e será usado para aumentar o faturamento com todo o conteúdo on-line
do grupo. "O aumento que temos visto nas assinaturas do
"Wall Street Journal" [no fim de
2007] prova para mim que o
mercado está disposto a pagar
por qualidade."
Ao lado do adotado pelo "Financial Times", que também
cobra pelo conteúdo, o modelo
do "Wall Street Journal" é considerado um dos poucos a dar
lucro e continuar a se expandir.
Outros jornais, no entanto, não
tiveram experiências tão promissoras. O "New York Times",
por exemplo, passou a cobrar
para que os leitores do site tivessem acesso aos material de
colunistas. Pouco tempo depois, reverteu a decisão, com o
fracasso da iniciativa. Agora, o
jornal volta a discutir a cobrança do conteúdo on-line.
Essa discussão ocorre porque os jornais americanos e europeus, além de enfrentar a
queda de leitores devido à internet, têm tido queda na receita com publicidade, fruto da
crise que chegou antes e com
mais força nessas economias.
Questionado sobre por que
os leitores vão optar pelo material pago quando podem migrar
para sites grátis, Murdoch disse
que é preciso "tornar o conteúdo melhor e diferenciá-lo do de
outras pessoas". Para o executivo, se a News Corp. for bem-sucedida, esse será o modelo adotado por toda a mídia. Ele disse
que a medida será implantada
no atual ano fiscal (que se encerra em 30 de junho de 2010).
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