São Paulo, sexta-feira, 07 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Schwab, dos EUA, Brasil põe em risco sucesso de Doha

DA REDAÇÃO

A secretária norte-americana do Comércio Exterior, Susan Schwab, disse que Brasil, Argentina, Índia e África do Sul estão colocando em risco o sucesso da Rodada Doha, de liberalização comercial. Segundo ela, um pequeno grupo de países tem o poder de "destruir" as negociações e mencionou os quatro países como entraves para a continuidade da rodada.
O grupo de países em desenvolvimento reunido no G20, liderado por Brasil e Índia, acha que o corte nos subsídios agrícolas proposto pelos países ricos é muito inferior às reduções nas tarifas industriais dos países menos desenvolvidos.
O presidente americano, George W. Bush, que está na Austrália para a reunião da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, bloco que reúne economias asiáticas, americanas e da Oceania), tornou a retomada de Doha a sua prioridade econômica no encontro. "Nenhum país sozinho pode conseguir que Doha seja um êxito, mas é possível que um punhado de países que não estão dispostos a fazer as contribuições necessárias provoque a sua paralisação", disse Bush, sem citar os países.


Texto Anterior: Finanças: Taxa do interbancário da Venezuela vai a até 120%
Próximo Texto: Poupança cresce com ganho maior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.