São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Brasil promove reunião do BIS para discutir crise e AL

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, recebe amanhã, na sede do BC no Rio de Janeiro, os integrantes do Comitê de Mercados do BIS (Banco de Compensações Internacionais), com sede na Suíça. Esta é a primeira vez em que o Comitê de Mercados do BIS se reúne no Brasil.
O comitê discute a situação dos mercados financeiros mundiais e é formado por representantes de BCs de todo o mundo. Na América Latina, somente Brasil e México são membros permanentes do comitê. A reunião, que estava marcada desde 2006, tem como foco a América Latina. Além de representantes de vários países da região, estarão os do Federal Reserve (banco central dos EUA), do Banco Central Europeu, do Banco do Japão e do Banco do Canadá.
O grande tema da reunião deverá ser a recente turbulência no mercado financeiro internacional e as atuais incertezas em relação à crise. O Brasil também deve ser um capítulo importante do encontro, já que o país está às vésperas de ser promovido a grau de investimento pelas agências de rating.
O BIS é conhecido como o BC dos bancos centrais e congrega 55 autoridades monetárias de todos os continentes. A organização, criada em 1930, tem um importante papel na comunicação entre os bancos centrais.
Henrique Meirelles é assíduo participante das reuniões bimestrais que o BIS realiza com os principais BCs do mundo na Basiléia. Além dessas reuniões, o BIS trabalha com comitês específicos responsáveis pela cobertura das principais áreas de atuação dos BCs.

CRISTALEIRA

A loja de móveis e objetos franceses Secrets de Famille acaba de iniciar a importação para o Brasil das louças Astier de Villate, conhecidas como uma das mais caras do mundo. As louças são elaboradas pelo conde Astier de Villate, que vive em um castelo no Sul da França. Uma sopeira chega a custar R$ 1.430. Para Bettina D'Archemont, proprietária da loja, o mercado brasileiro tem espaço "em um público específico na classe AAA".

POLÍTICA PÚBLICA

"O governo brasileiro arrecada muito e oferece serviços de qualidade inferior, implementando políticas mal formuladas e de resultados duvidosos." A opinião é de Yoshiaki Nakano, diretor da Escola de Economia de São Paulo da FGV, que acaba de lançar um mestrado profissional em Economia das Políticas Públicas, que coincide com a iniciativa do governo paulista de criar a nova carreira. As inscrições terminam no dia 15.

ARQUITETURA VERDE

O arquiteto Dante Della Manna tem planos ecológicos para 2008. Ele pretende tornar-se certificador oficial do Leed (Liderança em Energia e Desenho Ambiental, na sigla em inglês), selo americano para edificações sustentáveis, no Brasil. Seu escritório já iniciou o processo de certificação e o exame final será no começo do ano que vem, em Chicago. Della Manna é também um dos primeiros membros do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, que pretende criar o "Leed brasileiro", provisoriamente batizado de GBCB (Green Building Council Brasil).

NOVA IDENTIDADE
A BRA contratou a consultoria ACBD Ana Couto Branding & Design para revitalizar sua marca. O projeto prevê a criação dos "branding guidelines", ferramentas para a gestão da marca que têm como objetivo garantir a coerência das mensagens da companhia em todos os materiais de comunicação. A previsão de conclusão do trabalho coincide com a chegada dos primeiros jatos 195 da Embraer, no início de 2008.

LINHA BRANCA
A Brastemp e a Consul têm expectativa de recorde histórico para o setor de linha branca nas nove categorias (refrigeradores, fogões, lavadoras, microondas, condicionadores de ar, freezeres horizontais, freezeres verticais, lava-louças e secadoras) em 2007. Entre os motivos para o crescimento do setor estão as condições de crédito, a redução de juros, o crescimento do setor imobiliário e o aumento da renda da população.

CALENDÁRIO
O ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) deve encaminhar, nos próximos dias, ofício ao Banco Mundial. O documento contesta os números do Doing Business 2008, divulgado pelo Bird recentemente, que apontava que o prazo para abertura de empresas no país é 152 dias. O ofício informa que o tempo médio para abrir empresa no Brasil é 20,3 dias, segundo pesquisa do ministério, e pede que o Bird retifique os números.

SPA NO AEROPORTO
Será inaugurado na quarta o Traveller Spa by L'Occitane no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O empreendimento está localizado uma área de 55 m2, com duas salas para massagem, poltronas para tratamentos de pés e mãos, para serviços de manicure e para cabeleireiro, além de uma sala para banho com cromoterapia. Há ainda uma loja dos produtos da marca francesa usados nos tratamentos do spa.


Próximo Texto: Brasil fica sem biodiesel previsto para 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.