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VAREJO
Empresa gastou R$ 180 mi
Grupo Pão de Açúcar compra rede carioca
FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL
O grupo Pão de Açúcar conclui
até o final desta semana a compra
do ABC Supermercados, com 26
lojas espalhadas pelo Estado do
Rio de Janeiro. A rede, que ocupou no ano passado a 14ª posição
no ranking dos supermercados
do país, é controlada pelos fundos
de investimento da GP Investimentos. Estima-se que o negócio
seja da ordem de R$ 180 milhões.
Com a aquisição, o Pão de Açúcar reforça a sua posição de líder
do setor de supermercados, conquistada em 2000, com uma diferença positiva de apenas R$ 30
milhões em relação à rede Carrefour, que caiu para segundo lugar.
No ano passado, segundo um
levantamento da Abras, associação que reúne os supermercados
brasileiros, o Pão de Açúcar faturou R$ 9,55 bilhões e, o Carrefour,
R$ 9,52 bilhões. A estratégia do
Pão de Açúcar é deixar cada vez
mais para trás a rede francesa.
A compra da rede ABC é uma
mostra disso. Com as 26 lojas do
ABC, o Pão de Açúcar vai encostar no Carrefour. Vai passar a ter
46 lojas no Estado do Rio de Janeiro -já tem 8 com a bandeira Extra e 12 com a Pão de Açúcar. A rede francesa tem cerca de 50 lojas
no Estado fluminense, entre Carrefour e Champion.
As negociações para a aquisição
da rede ABC começaram há cerca
de 90 dias. Ontem, o Pão de Açúcar encaminhou à Bovespa um
documento para informar que está em negociação com a rede fluminense e que a compra da empresa não havia sido concluída.
Os fundos de investimentos da
GP passaram a controlar a rede
ABC em 97, com a aquisição de
seis lojas na região serrana (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo). A partir daí, a empresa passou a adquirir redes menores até
chegar às 26 lojas.
Nos seis primeiros meses deste
ano, a empresa faturou cerca de
R$ 194 milhões, o que significou
alta de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. De
janeiro a junho deste ano, a rede
registrou prejuízo de R$ 37,6 milhões, 16,5% maior do que o de
igual período de 2000.
Consultores de varejo ouvidos
pela Folha dizem que a estratégia
dos fundos de investimento do
GP era comprar uma rede pequena, expandi-la e ganhar dinheiro
com a sua venda. "A compra da
rede ABC pelo Pão de Açúcar vem
consolidar a presença da rede
paulista no Rio de Janeiro, tudo o
que ela sempre quis", afirma Antonio Carlos Ascar, consultor da
Ascar & Associados.
Das redes fluminenses, a Casa
Sendas, segundo estimativa de
consultores, é a mais forte. Ela está em primeiro lugar, com faturamento da ordem de R$ 2,5 bilhões. A segunda posição é ocupada pelo Carrefour, seguido do Pão
de Açúcar. A rede ABC ocupa a
quarta colocação.
Assim que o negócio entre Pão
de Açúcar e GP seja concluído, o
que está previsto para os próximos dias, o Pão de Açúcar assume
a direção da rede ABC. Algumas
lojas passarão a ter a bandeira Extra e outras a bandeira Pão de
Açúcar. Em 2000, o grupo Pão de
Açúcar adquiriu 67 lojas no país.
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