São Paulo, quarta-feira, 07 de novembro de 2001

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VAREJO

Empresa gastou R$ 180 mi

Grupo Pão de Açúcar compra rede carioca

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Pão de Açúcar conclui até o final desta semana a compra do ABC Supermercados, com 26 lojas espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro. A rede, que ocupou no ano passado a 14ª posição no ranking dos supermercados do país, é controlada pelos fundos de investimento da GP Investimentos. Estima-se que o negócio seja da ordem de R$ 180 milhões.
Com a aquisição, o Pão de Açúcar reforça a sua posição de líder do setor de supermercados, conquistada em 2000, com uma diferença positiva de apenas R$ 30 milhões em relação à rede Carrefour, que caiu para segundo lugar.
No ano passado, segundo um levantamento da Abras, associação que reúne os supermercados brasileiros, o Pão de Açúcar faturou R$ 9,55 bilhões e, o Carrefour, R$ 9,52 bilhões. A estratégia do Pão de Açúcar é deixar cada vez mais para trás a rede francesa.
A compra da rede ABC é uma mostra disso. Com as 26 lojas do ABC, o Pão de Açúcar vai encostar no Carrefour. Vai passar a ter 46 lojas no Estado do Rio de Janeiro -já tem 8 com a bandeira Extra e 12 com a Pão de Açúcar. A rede francesa tem cerca de 50 lojas no Estado fluminense, entre Carrefour e Champion.
As negociações para a aquisição da rede ABC começaram há cerca de 90 dias. Ontem, o Pão de Açúcar encaminhou à Bovespa um documento para informar que está em negociação com a rede fluminense e que a compra da empresa não havia sido concluída.
Os fundos de investimentos da GP passaram a controlar a rede ABC em 97, com a aquisição de seis lojas na região serrana (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo). A partir daí, a empresa passou a adquirir redes menores até chegar às 26 lojas.
Nos seis primeiros meses deste ano, a empresa faturou cerca de R$ 194 milhões, o que significou alta de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, a rede registrou prejuízo de R$ 37,6 milhões, 16,5% maior do que o de igual período de 2000.
Consultores de varejo ouvidos pela Folha dizem que a estratégia dos fundos de investimento do GP era comprar uma rede pequena, expandi-la e ganhar dinheiro com a sua venda. "A compra da rede ABC pelo Pão de Açúcar vem consolidar a presença da rede paulista no Rio de Janeiro, tudo o que ela sempre quis", afirma Antonio Carlos Ascar, consultor da Ascar & Associados.
Das redes fluminenses, a Casa Sendas, segundo estimativa de consultores, é a mais forte. Ela está em primeiro lugar, com faturamento da ordem de R$ 2,5 bilhões. A segunda posição é ocupada pelo Carrefour, seguido do Pão de Açúcar. A rede ABC ocupa a quarta colocação.
Assim que o negócio entre Pão de Açúcar e GP seja concluído, o que está previsto para os próximos dias, o Pão de Açúcar assume a direção da rede ABC. Algumas lojas passarão a ter a bandeira Extra e outras a bandeira Pão de Açúcar. Em 2000, o grupo Pão de Açúcar adquiriu 67 lojas no país.



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