UOL


São Paulo, sábado, 08 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro anuncia que Citi vai renovar linhas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pouco antes de divulgar a nova meta fiscal do governo, o ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) serviu de porta-voz para o anúncio de que o banco norte-americano Citigroup pretende renovar 100% das linhas de crédito destinadas ao financiamento das exportações brasileiras.
"Isso é uma demonstração de confiança na política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva", disse Palocci. Além de concordar em rolar todas as linhas de crédito que vencem nos próximos meses, volume e valores não divulgados, o Citigroup teria ainda decidido conceder US$ 200 milhões adicionais para financiar o setor privado do país.
De acordo com Palocci, a informação lhe foi passada por executivos do Citigroup -que, no Brasil, controla o Citibank-, momentos antes do início da entrevista coletiva em que foi anunciado o aumento da meta de superávit primário.
Palocci citou ainda conversas do presidente Lula com empresários e banqueiros durante sua última viagem à Europa para dizer que existe uma maior confiança no Brasil por parte do mercado internacional.

Dificuldades
Ao longo do ano de 2002, as empresas brasileiras enfrentaram sérias dificuldades em renovar seus empréstimos obtidos no mercado internacional. Segundo dados do Banco Central, o setor privado conseguiu rolar apenas 43% dos vencimentos externos ocorridos no período -em 2001, essa proporção ficou em 98%.
A desconfiança dos bancos estrangeiros em relação ao Brasil -por causa, entre outros fatores, das eleições- atingiu até mesmo as empresas exportadoras, que, em geral, têm mais facilidade em obter financiamentos.
Por causa da impossibilidade de renovar seus créditos, as empresas foram obrigadas a quitar parte de suas dívidas, o que resultou num aumento de remessas de dólares para o exterior. As maiores remessas, por sua vez, ajudaram a pressionar a cotação da moeda norte-americana, que, no ano passado, subiu mais de 50%.


Texto Anterior: Esquerda vê mais sacrifício para área social
Próximo Texto: Juro é pago para bancos e fundos de investimento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.