São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenspan afirma que "carry trade" japonês terá "virada"

DA REDAÇÃO

O ex-presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) Alan Greenspan disse ontem que o "carry trade" japonês continua forte, mas que "dará uma virada em algum momento". Nessa operação, os investidores fazem empréstimo em iene, pagando juros mínimos, e investem o dinheiro em outros mercados, entre eles o Brasil.
Greenspan atribuiu ao patriotismo japonês parte dos motivos para a continuidade da operação. "As pessoas que estão difundindo o "carry trade" estão sendo subsidiadas pelo consumidor japonês." Os investidores do país asiático possuem a maior parte dos títulos da dívida, apesar de eles oferecerem uma das taxas de juros mais baixas do mundo.
Após as declarações, feitas em uma conferência de tecnologia, o iene se valorizou em relação ao dólar e ao euro.
É a segunda vez, nos últimos dias, que os comentários de Greenspan movimentam os mercados. No início da semana passada, ele disse que era "possível" que a economia dos EUA entrasse em recessão no fim de 2007. A declaração -assim como a queda na Bolsa de Xangai- foi considerada um dos motivos para a turbulência nos mercados mundiais.
Questionado sobre o assunto, ele afirmou estar "muito surpreso" que as suas declarações tenham "supostamente" afetado os mercados. "Eu venho fazendo esses comentários há meses e ninguém tinha se dado conta", disse.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Bolsa de SP segue EUA e tem queda de 1,28%
Próximo Texto: Soros vê "alerta" ao mercado e descarta "crash"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.