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Subsidiárias exportam gestão e inovações
Unidades brasileiras viram referência para as matrizes ao criar modelos de negócios e produtos que são depois adotados em outros países
Carrefour passou a apostar no formato de "atacarejo", criado no país; AmBev levou estilo de administração brasileiro para a sede belga
DA REPORTAGEM LOCAL
A contribuição do Brasil para
as multinacionais não fica só na
remessa de lucros e dividendos.
Cada vez mais, o país tem exportado modelos de gestão, serviços e inovações. O exemplo
mais emblemático é o do time
de altos executivos da Ambev,
que hoje comanda a AB Inbev, a
maior cervejaria do mundo.
Sob a liderança de Carlos Brito, ex-presidente da Ambev, a
AB Inbev se tornou a cervejaria
mais lucrativa do mundo, com
margens de 35%. O estilo agressivo, com altas bonificações por
performance e a obsessão pelo
controle de custos, rende elogios no mercado financeiro
-mas é também fonte de conflitos com trabalhadores, políticos e a comunidade em geral
na Bélgica, sede do grupo.
Uma das grandes apostas da
rede francesa Carrefour é o
"atacarejo" -mistura de atacado com varejo inventada no
Brasil. A bandeira Atacadão,
que comprou em 2007, acaba
de ganhar sua primeira loja internacional, na Colômbia. A Argentina é o próximo destino e
deve ter uma até o final do ano.
Uma equipe foi montada só para estudar oportunidades de
expansão do formato, inclusive
para mercados como China, Indonésia e a própria França.
O Brasil virou referência
também para a anglo-holandesa Unilever e cada vez mais tem
sido palco de lançamentos globais. Foi aqui que nasceu a estratégia de valorização da marca Unilever como meio para
alavancar as vendas, e não apenas do ponto de vista institucional. "Hoje existe um time
discutindo globalmente como
trabalhar melhor a marca Unilever, e o caso do Brasil é referência", afirma o vice-presidente corporativo da Unilever,
Luiz Carlos Dutra.
Em 2000, só 7% da população sabia que as marcas Omo,
Lux e Hellmann's pertenciam à
Unilever, segundo uma pesquisa. No ano passado, após dois
anos de campanha, o reconhecimento espontâneo subiu para
mais de 50%. Segundo Dutra, a
mudança é reflexo de um investimento agressivo em marketing: a empresa gastou R$ 3,6
bilhões com a compra de mídia
nos últimos dois anos (somados) e é hoje o segundo maior
anunciante do país, de acordo
com o Ibope Monitor.
Apesar de o berço do design
ser a Itália, o Brasil tem produzido soluções e inovações que já
viraram referência para o grupo Fiat. Um exemplo são os
modelos chamados de "off-road light" -com suspensão
elevada, parachoques reforçados, mas sem a tração nas quatro rodas e de uso mais urbano.
O primeiro "off-road light" foi o
Palio Adventure, lançado em
1999 no Brasil e que hoje está
presente em diversos países.
Criado em 2006 para atender
apenas a Nestlé Brasil, o centro
de contabilidade da companhia
em Ribeirão Preto, interior de
São Paulo, hoje presta serviço
para 20 países da América Latina. Um grupo de 500 funcionários faz o atendimento remoto
para esses países, realizando
operações de contas a pagar e a
receber e também o gerenciamento de folhas de pagamento.
(MARIANA BARBOSA)
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