UOL


São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha diz que já sofre com boicote dos EUA

DA REDAÇÃO

As empresas alemãs já estão sofrendo com a queda de encomendas norte-americanas e o cancelamento de pedidos. Segundo os empresários, estaria ocorrendo um boicote por causa da oposição alemã à guerra.
A queda nas exportações aos EUA, um fenômeno considerado ainda tímido, pode fragilizar ainda mais a economia alemã. Os americanos compram cerca de 10% de tudo o que a Alemanha vende ao exterior.
"Algumas empresas foram afetadas, como cervejarias", disse Ludolf von Wartenberg, presidente de uma federação industrial do país.
De acordo com o empresário, empresas que atuam na área de defesa e segurança tiveram pedidos cancelados. "Ainda não é nada sério, mas precisamos estar com os olhos abertos."

Crescimento
O FMI (Fundo Monetário Internacional) deverá reduzir sua estimativa de crescimento para o país neste ano, de 0,7% para 0,4%, de acordo com informação divulgada pela agência de notícias Reuters. Os números oficiais serão conhecidos amanhã, com a publicação do relatório semestral do Fundo sobre as perspectivas da economia mundial.
A previsão do governo alemão é que o país cresça 1%.


Texto Anterior: Mercado na trincheira: Bolsas dos EUA têm dia de euforia contida
Próximo Texto: Preço do petróleo volta a baixar, e Opep já fala em reduzir produção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.