São Paulo, sábado, 08 de abril de 2006

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BANCOS

Subsidiária atende consumidores de baixa renda

BB vai injetar R$ 28 milhões no Banco Popular e assumir funções

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco do Brasil vai injetar R$ 28 milhões no Banco Popular, o seu braço que atende clientes de baixa renda, e vai assumir várias funções que, hoje, são desempenhadas pela sua subsidiária. As áreas de logística, tecnologia e de atendimento estão entre aquelas que devem ser "terceirizadas".
Segundo o presidente do Banco Popular, Robson Rocha, o repasse de recursos do BB já estava previsto desde a criação da empresa, no final de 2003. "O Banco Popular segue um plano de negócios, que já previa aportes periódicos de capital", afirma.
Entre 2003 e 2004, o BB colocou R$ 116,5 milhões no Banco Popular para que a nova empresa desse início às operações. De lá para cá, o prejuízo acumulado pela nova instituição foi de R$ 87 milhões.
Rocha considera normal que o banco dê prejuízo no início, mas também ressalta que há preocupações com as perdas causadas pela inadimplência. O atraso nos pagamentos atinge cerca de 20% dos empréstimos concedidos pelo banco, nível considerado "desconfortável" pelo executivo.
Numa tentativa de diminuir esse problema, o banco impôs, neste ano, restrições para liberar novos créditos. Agora, só pode receber um financiamento quer tiver uma conta no Banco Popular há, pelo menos, três meses.
Rocha afirma que os resultados negativos já eram esperados, e que já se previa que, à medida que o banco fosse crescendo, o BB realizasse novos aportes.
Segundo o executivo, espera-se que, a partir do ano que vem, o Banco Popular comece a dar lucro -para isso, uma das estratégia é utilizar parte da estrutura do BB nas operações. "São 200 anos [do BB] contra 2 [anos do Banco Popular]", diz Rocha -o BB foi fundado em 1808, embora não tenha funcionado ininterruptamente.
Hoje, o Banco Popular já utiliza serviços da área jurídica e de marketing do BB. Um dos principais objetivos neste ano é a integração entre os pontos de atendimento dos dois bancos. O BB tem mais de 40 mil pontos de atendimento, contra cerca de 5.000 correspondentes bancários que prestam serviço ao Banco Popular.


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