São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

Murdoch diz que sites devem pagar por conteúdo

Google volta a ser criticado por usar link de texto noticioso

DA REDAÇÃO

Rupert Murdoch, o presidente-executivo da News Corp. (dona de publicações como o "Wall Street Journal"), afirmou que os jornais devem impedir que sites de busca como o Google e o Bing (da Microsoft) coloquem gratuitamente links para reportagens na íntegra.
Para ele, os agregadores de notícias (como o Google News) deveriam colocar na internet apenas a manchete dos textos, algumas frases e a opção para que o usuário assine a publicação. A proposta é bastante similar à utilizada hoje pelo "Wall Street Journal", considerado o modelo mais bem-sucedido de assinatura on-line no mundo.
Murdoch reiterou que esses sites deveriam pagar para usar o conteúdo dos jornais. No fim de 2009, a News Corp. estudava bloquear as suas matérias no Google e permitir o uso exclusivo do Bing, segundo pessoas envolvidas nessa negociação.
Segundo o empresário, os grupos jornalísticos precisam adotar políticas de cobrança pelo conteúdo para garantir o sucesso dos seus negócios.
"A maioria dos jornais nos EUA precisa colocar uma barreira de pagamento", disse Murdoch, que, no entanto, disse que ainda não está claro o quão alta essa barreira precisa ser. Falou ainda que o "New York Times" parece ainda não ter tomado uma decisão definitiva sobre o modelo de assinatura que adotará -a publicação já afirmou que começará a cobrar a partir do ano que vem.


Com a Bloomberg


Texto Anterior: Foco: Logo após lançamento, Apple confirma problema em conexão do iPad
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.