UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Receita do setor cai 9,3%

Microempresas têm pior trimestre desde 98

ALESSANDRA MILANEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

As micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo tiveram o pior desempenho em faturamento real e emprego no primeiro trimestre de 2003 desde 1998, segundo pesquisa do Sebrae-SP.
O faturamento do setor caiu 9,3% no primeiro trimestre deste ano diante de igual período de 2002, descontado o INPC.
O mês de março foi o pior desde que a pesquisa começou a ser feita, em 1998: a queda real foi de 13,8% ante março de 2002.
Marco Aurélio Bedê, coordenador da área de pesquisas do Sebrae-SP, atribui o mau desempenho a três fatores principais: taxa de juros elevada, inflação mais alta e cotação do dólar elevada.
A pesquisa mostra ainda que o nível médio de pessoal ocupado no primeiro trimestre desceu a seu nível mais baixo desde o primeiro trimestre de 1998. O recuo foi de 5% ante o primeiro trimestre de 2002. De acordo com Bedê, o faturamento do setor tende a cair mais do que o nível de emprego: "As pequenas empresas resistem em dispensar o seu pessoal".


Texto Anterior: Integração: Ricupero lança livro sobre a Alca em debate
Próximo Texto: Luís Nassif: Papel das agências reguladoras
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.