São Paulo, sexta-feira, 08 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraguai e Brasil chegam a impasse sobre Itaipu

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As negociações entre o Brasil e o Paraguai chegaram a um impasse ontem, depois de meses de negociações, semanas de recados pela imprensa e quase três horas de reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, no Itamaraty. A assinatura de atos e o comunicado conjunto à imprensa foram cancelados de última hora, antes do jantar dos dois no Palácio da Alvorada.
Conforme a Folha apurou, Lula e Lugo se reuniram primeiro e depois participaram de uma reunião ampliada de trabalho, com ministros e assessores, quando Lula fez um discurso em tom de advertência. Disse que o Brasil estava aberto a "ajudar", mas não aceitava que a pauta ficasse focada unicamente na questão de Itaipu.
O problema é que o Brasil oferece recursos medidos em milhões de dólares, para programas de desenvolvimento do Paraguai, como a construção da linha de transmissão de energia entre Itaipu e a capital, Assunção, e programas agrícolas, sociais e para empresas.
Mas Lugo exige mudanças no Tratado de Itaipu. Ontem ele voltou a cobrar responsabilidade do Brasil no "resgate da dívida social" do país, insistindo em rever o tratado -o que depende de votação no Legislativo dos dois países- para aumentar o preço da energia excedente que os paraguaios revendem ao Brasil, liberar a venda para outros países e ampliar prazos de pagamento.
A expectativa era que Lula e Lugo chegassem a algum consenso ontem à noite, em jantar no Alvorada, no mínimo para terem algo a anunciar em entrevista marcada para hoje.


Texto Anterior: Lucro da Gerdau tem recuo de 96,7%
Próximo Texto: Commodities: Na crise, Vale reduz preço do minério
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.