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LUÍS NASSIF
Internet e música
O fim da era do CD e o início da era da música digital na internet abrem caminhos excepcionais para a consolidação da música brasileira.
Pela primeira vez, poderão ser
superadas algumas barreiras
históricas à disseminação da
diversidade da música brasileira no mundo.
1) Custos de produção acessíveis. Com baixíssimo investimento, é possível ter um estúdio caseiro com qualidade
quase idêntica à de um profissional.
2) Trabalho colaborativo.
Música é bites. Com a rede e a
consolidação de padrões de
música digital, é fácil juntar
grupos de criadores e instrumentistas para produções mais
complexas.
3) Divulgação do trabalho.
Os sites de troca de arquivos e
os próprios sites de busca
abrem espaço amplo para a divulgação de trabalhos.
4) Estrutura de comercialização. Por meio dos sites de venda e troca de arquivos, rompe-se definitivamente a principal
barreira para a internacionalização da nossa música.
Mesmo assim, a criação de
um modelo de consolidação e
disseminação da música brasileira vai muito além da sua expressão digital.
Uma política de música digital tem componentes da seguinte ordem:
a) constituição de um enorme banco de dados que permita mapear a indústria da música, desde produtores e artistas
até técnicos e casas de show,
além das experiências regionais.
b) Um trabalho social-gerencial de levar princípios de profissionalização aos diversos
grupos musicais, desenvolvendo outras formas eficientes de
economia da música -como
circuitos de show, circuitos de
bares e restaurantes com músicas ao vivo, circuitos universitários etc.
c) Definição de modelos de
comercialização de músicas
por meio da internet.
d) Definição de estratégias de
divulgação da música brasileira no exterior.
e) Definição de um padrão
para a disseminação de rádios
sobre IP, rompendo de vez com
os esquemas fechados de concessão de freqüências e dando
abrangência às rádios comunitárias.
f) Participação ativa nos grupos internacionais de padronização de arquivos e de discussão da legislação de direitos
autorais.
Uma estratégia adequada teria que se desdobrar em várias
frentes. A primeira, de cunho
quase social, é a da chamada
inclusão social pela música,
permitindo aos milhares de
brasileiros, presentes nos mais
distantes rincões, que exponham sua arte, mesmo porque,
com a urbanização, a parte
mais criativa e original da música brasileira se fará cada vez
mais nos centros mais distantes.
Um segundo grupo é o dos
músicos urbanos, que podem
conseguir espaço nos circuitos
das grandes e médias cidades.
Finalmente, um terceiro grupo
de músicos internacionalizados ou internacionalizáveis,
cujo mercado está nas mãos de
alguns poucos produtores internacionais, trabalhando de
forma um tanto amadora.
Freedows
Office (conjunto de softwares
para escritório) da Cobra, o
Freedows -cujo desenvolvimento custou R$ 2 milhões-
na verdade é uma miscelânea
de diversos produtos de software livre já existentes, tendo como base o OpenOffice. O que se
fez apenas foi integrar todas as
partes e dar a cara do XP. Técnicos que me escreveram consideram que, para esse tipo de
trabalho, o custo de desenvolvimento foi bastante elevado.
E-mail - Luisnassif@uol.com.br
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