São Paulo, terça-feira, 08 de junho de 2004

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LUÍS NASSIF

Internet e música

O fim da era do CD e o início da era da música digital na internet abrem caminhos excepcionais para a consolidação da música brasileira. Pela primeira vez, poderão ser superadas algumas barreiras históricas à disseminação da diversidade da música brasileira no mundo.
1) Custos de produção acessíveis. Com baixíssimo investimento, é possível ter um estúdio caseiro com qualidade quase idêntica à de um profissional.
2) Trabalho colaborativo. Música é bites. Com a rede e a consolidação de padrões de música digital, é fácil juntar grupos de criadores e instrumentistas para produções mais complexas.
3) Divulgação do trabalho. Os sites de troca de arquivos e os próprios sites de busca abrem espaço amplo para a divulgação de trabalhos.
4) Estrutura de comercialização. Por meio dos sites de venda e troca de arquivos, rompe-se definitivamente a principal barreira para a internacionalização da nossa música.
Mesmo assim, a criação de um modelo de consolidação e disseminação da música brasileira vai muito além da sua expressão digital.
Uma política de música digital tem componentes da seguinte ordem:
a) constituição de um enorme banco de dados que permita mapear a indústria da música, desde produtores e artistas até técnicos e casas de show, além das experiências regionais.
b) Um trabalho social-gerencial de levar princípios de profissionalização aos diversos grupos musicais, desenvolvendo outras formas eficientes de economia da música -como circuitos de show, circuitos de bares e restaurantes com músicas ao vivo, circuitos universitários etc.
c) Definição de modelos de comercialização de músicas por meio da internet.
d) Definição de estratégias de divulgação da música brasileira no exterior.
e) Definição de um padrão para a disseminação de rádios sobre IP, rompendo de vez com os esquemas fechados de concessão de freqüências e dando abrangência às rádios comunitárias.
f) Participação ativa nos grupos internacionais de padronização de arquivos e de discussão da legislação de direitos autorais.
Uma estratégia adequada teria que se desdobrar em várias frentes. A primeira, de cunho quase social, é a da chamada inclusão social pela música, permitindo aos milhares de brasileiros, presentes nos mais distantes rincões, que exponham sua arte, mesmo porque, com a urbanização, a parte mais criativa e original da música brasileira se fará cada vez mais nos centros mais distantes.
Um segundo grupo é o dos músicos urbanos, que podem conseguir espaço nos circuitos das grandes e médias cidades. Finalmente, um terceiro grupo de músicos internacionalizados ou internacionalizáveis, cujo mercado está nas mãos de alguns poucos produtores internacionais, trabalhando de forma um tanto amadora.

Freedows
Office (conjunto de softwares para escritório) da Cobra, o Freedows -cujo desenvolvimento custou R$ 2 milhões- na verdade é uma miscelânea de diversos produtos de software livre já existentes, tendo como base o OpenOffice. O que se fez apenas foi integrar todas as partes e dar a cara do XP. Técnicos que me escreveram consideram que, para esse tipo de trabalho, o custo de desenvolvimento foi bastante elevado.

E-mail - Luisnassif@uol.com.br


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