São Paulo, terça-feira, 08 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado já prevê IPCA em 6,40%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pela 15ª semana seguida, a estimativa média do mercado financeiro para a inflação deste ano foi elevada, chegando agora a 6,40%, segundo levantamento feito pelo Banco Central com cerca de 80 bancos e empresas de consultoria na sexta-feira.
Mas já há quem aposte que a alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) vá ficar acima do teto de 6,5% previsto pela meta do governo. Ainda de acordo com o Banco Central, o grupo formado pelas cinco instituições cujas projeções têm se mostrado mais acertadas já estima a inflação deste ano em 6,60%.
Normalmente, as estimativas desse grupo de analistas conseguem captar com mais rapidez mudanças no cenário econômico que só aparecem nas projeções médias do restante do mercado uma ou duas semanas depois. Logo, é de esperar que, nas próximas pesquisas divulgadas pelo BC, a expectativa geral do mercado também seja de uma inflação acima do teto da meta.
As projeções do mercado em relação à inflação são um dos itens analisados pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) no momento de decidir por um aumento na taxa de juros.


Texto Anterior: Inflação dos mais pobres sobe 5,97% no 1º semestre do ano, acima do índice geral
Próximo Texto: Alta de preços pode levar 47 mi à linha de pobreza na AL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.