São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em jogo de figurinhas, Bush vale menos que Kenneth Lay, da Enron

DE NOVA YORK

Quem vale mais? Um Bush ou um Cheney? E, entre os dois, qual bate Kenneth Lay? De acordo com as novas Corporate Scandal Trading Cards (figurinhas de troca do escândalo corporativo), recém-lançadas pela revista eletrônica "Slate" (www.slate.com), depende do item cotejado.
O presidente norte-americano perde de seu vice se o critério for "perdas dos acionistas": US$ 850 milhões ocorridos na empresa que teve George W. Bush como diretor contra US$ 22 bilhões da que teve Dick Cheney na direção executiva. Já o ex-CEO da Enron bate ambos se o quesito for, por exemplo, "investigação".
Aproveitando a mania pelo jogo de trocar figurinhas que move crianças e adolescentes norte-americanos desde que existe o beisebol, um colunista do endereço on-line lançou a nova série satírica só com executivos ou ex-executivos envolvidos na recente onda de escândalos contábeis.
Por enquanto o jogo criado por David Plotz está limitado a dez pessoas e pode ser baixado gratuitamente em www.slate.msn.com /?id=2068382. A tradicional brincadeira é diferente do "bafo" brasileiro: ganha o monte quem tiver o cartão com o personagem mais "forte".
Assim, além do trio supracitado fazem parte da nova série figurões que foram ou são da WorldCom (Bernard Ebbers), ImClone (Samuel Waksal), Tyco (Dennis Kozlowski), Adelphia (John Rigas), Andersen (David Duncan), Qwest (Joseph Nacchio) e Global Crossing (Gary Winnick).
Saem critérios como "peso", "altura", "total de pontos" e "campeonatos ganhos" e entram itens como "crimes cometidos", "como escondeu o problema", "excesso grotesco dos anos 90" e "quão ganancioso?" ("extremamente", no caso de Kenneth Lay).
Não é a primeira vez que as figurinhas de beisebol inspiram versões bem-humoradas. Ficou famosa no começo dos anos 90 a série "Friendly Dictators" (ditadores amigáveis), criada por Dennis Bernstein e Laura Sydell, em que o Brasil comparecia com o presidente Castello Branco (1964-1967). (SD)


Texto Anterior: Bush condena prática "obscura" de companhias
Próximo Texto: Ex-presidente da farmacêutica ImClone é indiciado por fraude
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.