São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Índice

PETRÓLEO

Estatal acha condensado e gás natural em campo da bacia de Neuquén

Petrobras descobre óleo na Argentina

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras anunciou ontem sua primeira descoberta na Argentina. Foram encontrados condensado (tipo de óleo levíssimo, de alto valor comercial) e gás natural em um campo da bacia terrestre de Neuquén, na região Centro-Oeste do país.
A Petrobras perfurou, por enquanto, só um poço. Dele, durante a fase de testes, a estatal conseguiu extrair 240 mil metros cúbicos de gás e cerca de 500 barris de condensado. Mais avaliações terão de ser feitas para atestar a viabilidade comercial da descoberta.
Segundo o especialista em exploração e produção Joseph Bacocolli, trata-se de uma descoberta de médio porte, mas estratégica, pois está localizada na maior bacia produtora da Argentina, onde há farta estrutura para escoar o gás.
Bacocolli diz que o fato de produzir condensado também torna a descoberta atraente. O produto tem grande valor comercial, pois, sendo bem mais leve do que o petróleo, necessita de menos investimentos para refiná-lo. Dele, são extraídos os chamados derivados nobres, como a nafta (insumo para o gás de cozinha e para a indústria petroquímica) e a gasolina.
Comparando com os números da bacia marítima de Campos, a maior do Brasil, a descoberta é modesta. Um poço na bacia de Campos chega a produzir 10 mil barris de óleo por dia.
O gás e o condensado foram encontrados a uma profundidade de 3.650 metros, num local próximo à cidade de Cinco Saltos, na Província de Rio Negro.



Texto Anterior: LG anuncia férias coletivas para 60 pessoas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.