São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LADO POSITIVO

Rússia cresce mais com alta do petróleo
Os preços do petróleo, impulsionados em parte pela crise da petrolífera Yukos, deverão elevar o crescimento da economia russa neste ano.
O ministro russo de Desenvolvimento Econômico e Comércio, German Gref, estimou que o PIB da Rússia poderá crescer 7,1% em 2004 se os preços da commodity mantiverem as médias que têm registrado desde janeiro. A previsão oficial do governo é de expansão de 6,7% neste ano.
"É evidente que o preço elevado do petróleo é bom para a Rússia", afirmou Alex Kantarovitch, estrategista da empresa de investimentos Aton, destacando que cerca de um quarto do PIB russo provém das indústrias de petróleo e gás.
Nas últimas semanas, parte do aumento nas cotações é explicada pela decisão do Kremlin de congelar bens da Yukos para pagamento de tributos atrasados. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - China: HSBC paga US$ 1,75 bi por 20% de banco
Próximo Texto: Opinião Econômica - Rubens Ricupero: Sede de Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.