São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARALISAÇÃO

Servidores do BC prometem greve amanhã

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os funcionários do Banco Central vão entrar em greve amanhã, segundo o sindicato da categoria. Até sexta-feira, teriam confirmado adesão à greve os funcionários de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Salvador (BA).
De acordo com o sindicato, essas cidades representam 85% do total de funcionários do banco. Sindicatos de outras cidades ainda estariam deliberando se entrariam ou não em greve. Podem entrar em greve funcionários do BC em Belém (PA), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).
De acordo com Paulo de Tarso Calovi, presidente do Sinal (Sindicato dos Funcionários do Banco Central), a greve foi decidida porque os funcionários não concordam com a proposta do governo de escalonar um reajuste de 23% em três parcelas: outubro deste ano, março e outubro de 2005.
Os funcionários querem receber o aumento integral neste ano. Os funcionários aceitam a divisão, mas querem que a última parcela seja paga, no máximo, em janeiro de 2005. De acordo com cálculos do sindicato, o reajuste terá um impacto de aproximadamente R$ 165 milhões por ano na folha de pagamento.
Segundo Calovi, há risco de faltar dinheiro no mercado. O Banco Central não quis comentar a decisão dos funcionários de entrar em greve.


Texto Anterior: Luís Nassif: O renegado da América
Próximo Texto: Comércio: Agência dos EUA investiga tarifa de aço do Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.