São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infraero e aéreas estudam check-in compartilhado

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Infraero, estatal que administra os aeroportos, discutirá com as empresas aéreas a possibilidade de compartilhamento de espaços de check-in como forma de driblar as filas intermináveis em um ano em que a demanda cresce a mais de 20%.
De acordo com Lincoln Delbone, superintendente de relações comerciais da estatal, a idéia é organizar um grupo de trabalho para discutir como otimizar a utilização dos espaços nos aeroportos. Segundo ele, nos horários de pico a ociosidade nos balcões é de 25%.
"Na prática o que se vê é que há uma fila imensa mas há posições não ocupadas nos balcões. O número de passageiros está crescendo muito, e não é possível aumentar a infra-estrutura nessa proporção e urgência."
Uma das alternativas a serem estudadas, segundo ele, é a utilização de um mesmo balcão por diferentes companhias, a exemplo do que ocorre em outros países. No Brasil, o sistema é o do chamado "balcão dedicado", ou seja, uma área é reservada a somente uma empresa.
O problema de se instituir balcões compartilhados é que as companhias aéreas no país utilizam sistemas de check-in diferentes. "Mas há casos onde seria possível. Tudo isso teria que ser estudado", completou.
Ele afirmou também que em alguns aeroportos muito demandados, como o de Brasília, há horários em que o movimento é muito baixo. Ou seja, os vôos se concentram em determinados horários. "Seria necessário uma melhor distribuição de horários de vôo. É claro que isso teria que ser discutido com a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]. A idéia de criar um grupo de trabalho é achar formas de oferecer melhor serviço ao consumidor."
"Vamos estudar a possibilidade de check-ins móveis, como acontece em todo o mundo. Há empresas que têm quatro, seis posições, mas só as usam algumas horas do dia. Mas isso só pode acontecer se o sistema for comum", disse Anchieta Hélcias, do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas).
As discussões só começarão, entretanto, depois que for discutido o repasse temporário dos espaços para check-in que a Varig não está utilizando. Hoje acontece uma reunião entre a estatal e as companhias em SP para debater essa distribuição.


Texto Anterior: À flor da pele
Próximo Texto: Montadoras produzem menos em julho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.