São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo investirá em estrangeiras, diz presidente

IURI DANTAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após meses de debates e incertezas sobre o Fundo Soberano do Brasil, o presidente Lula anunciou que empresas de outros países também receberão investimentos do fundo via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Lula fez o anúncio em entrevista ao jornal argentino "Clarin", publicada ontem. "Com este fundo [soberano], poderemos ter uma parte do dinheiro direcionada pelo BNDES para que ele possa realizar empréstimos inclusive a empresas estrangeiras", afirmou o presidente, ao ser questionado.
Durante todo o debate sobre a criação do fundo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, insistiu em que o objetivo dele seria bancar operações de empresas brasileiras no exterior.
A publicação da entrevista de Lula coincide com a visita oficial da presidente Cristina Kirchner ao Brasil, iniciada no sábado. Hoje, ela e Lula anunciam o início do comércio entre os dois países em moeda local.
Os investimentos do Fundo Soberano do Brasil em companhias estrangeiras servirão para financiar novas fábricas e sociedades entre empresas, disse o presidente. De acordo com Lula, o fundo transformará o BNDES em uma "agência de financiamento para além do Brasil".
A entrevista não traz detalhes sobre como o banco aplicaria em companhias de outros países, uma hipótese vedada pelas regras em vigor.
O projeto de lei que cria o fundo, enviado ao Congresso neste ano, não menciona o assunto, mas deixa brechas para que o governo inclua o investimento em empresas estrangeiras por meio de um decreto presidencial. Lula disse ao "Clarín" que espera a aprovação do fundo pelo Legislativo até dezembro.
Na entrevista ao periódico argentino, Lula também afirmou que o Banco do Sul "já é uma realidade". O debate entre Brasil, Argentina e Venezuela hoje se volta sobre o valor com que cada país contribuirá para o capital da instituição e a escolha da diretoria do banco.



Texto Anterior: Lula promete "reforçar" papel da Petrobras
Próximo Texto: Folhainvest
Sair da Bolsa na crise exige muito cuidado

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.