São Paulo, terça-feira, 08 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETOMADA

Obama nomeia ex-banqueiro para planejar setor industrial

DE NOVA YORK

O presidente dos EUA, Barack Obama, nomeou ontem o ex-banqueiro de investimento Ron Bloom para o cargo de conselheiro para a indústria. Bloom já atuava no plano para a recuperação do setor automobilístico.
Segundo a Casa Branca, ele vai trabalhar em parceria com o Conselho Nacional de Economistas para revitalizar o setor industrial. E continuará atuando na recuperação das montadoras.
O anúncio de Bloom ocorreu dias após a divulgação do primeiro crescimento no setor após 18 meses de baixa, um resultado apontado pelo presidente como sinal de que sua política já surte efeito. "É um sinal de que estamos no caminho certo para a recuperação da economia, mas ainda temos um longo caminho a seguir", afirmou Obama ontem, em Cincinnati, em discurso sobre o dia do Trabalho nos EUA.
Segundo Obama, alguns americanos parecem já ter esquecido a gravidade da crise há sete meses. "Eles têm amnésia seletiva. Então vamos lembrá-los. Tínhamos um sistema financeiro à beira do colapso, cerca de 700 mil trabalhadores perdiam os empregos a cada mês e a pior recessão de nossas vidas que ameaçava se tornar outra Grande Depressão."
Ele afirmou ainda que é preciso agora fortalecer a produtividade de modo a criar mais empregos.
Obama defendeu seu projeto de reforma do sistema de saúde e mencionou a reforma do sistema financeiro. "Há algumas coisas pelas quais vale a pena lutar. Salários justos, dignidade no local de trabalho, justiça no emprego, uma economia que funcione para todos porque na América não existem cidadãos de segunda classe."


Texto Anterior: EUA: Bancos precisam de mais capital, diz Alan Greenspan
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Nova lei para ativos e passivos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.