São Paulo, terça-feira, 08 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segundo turno reaviva tensões, diz Werlang

ÉRICA FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O período de contagem regressiva, iniciado hoje, para o segundo turno das eleições presidenciais será marcado por mais turbulências no mercado financeiro. Câmbio, títulos da dívida e Bolsa de Valores tendem a continuar exibindo fortes oscilações. Essa é a opinião do economista Sérgio Werlang, diretor do Itaú.
"Os mercados continuarão oscilando muito, ao sabor da divulgação das próximas pesquisas de intenção de voto", disse Werlang.
Segundo o economista, que já foi diretor do Banco Central, o mercado financeiro só se acalmaria nos próximos dias em duas circunstâncias:
1- Se a candidatura de José Serra ganhasse força e chances reais de vencer as eleições. Mas Werlang ressalva que essa hipótese é improvável;
2- Se Luiz Inácio Lula da Silva anunciasse de antemão quem ocupará a presidência do BC em seu eventual governo. E que, além disso, o escolhido tivesse o perfil esperado pelo mercado: economista ortodoxo e conhecedor dos mercados financeiros.
As chances de que isso aconteça também são remotas, admite Werlang: "O próprio Lula disse hoje [ontem] que não vai anunciar nenhum nome agora", diz.
Para Werlang, a decisão do PT faz sentido, já que a eleição ainda não está definida. Mas, em caso de aumento da turbulência financeira, ele acredita que seria fundamental que o PT antecipasse essa informação.
Werlang voltou a negar que tenha recebido algum convite para ocupar a presidência do BC em um eventual governo Lula, apesar de ter tido contatos com o PT. Foi chamado para-e aceitou-participar do grupo organizado pela Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) que vem discutindo com o PT propostas para o setor. Mas acabou não comparecendo às reuniões porque teve de viajar para Washington, onde participou das reuniões do FMI.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Comentário: BC repete roteiro para deter a escalada do dólar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.