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Com 1,2 milhão de clientes ativos,
site Submarino lucra 316% mais
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Com 1,2 milhão de clientes ativos ao final de setembro -54%
acima do verificado em 2004- o
Submarino.com, site de compras
pela internet, fechou o terceiro trimestre do ano com um lucro líquido 316% superior ao registrado no ano passado.
Atualmente, o Submarino é o
segundo maior site do país no
ranking de receita bruta de empresas abertas no varejo virtual. A
Americanas.com registrava, com
base nos dados de primeiro semestre, a primeira colocação. Os
dados do terceiro trimestre não
foram publicados pela Americanas.com ainda, o que inviabiliza a
comparação com o Submarino. A
análise desse ranking é possível
apenas com base na receita bruta
porque é o único indicador publicado pelo grupo Lojas Americanas para o seu site.
Segundo balancete apresentado
ontem pelo Submarino, a companhia lucrou R$ 8,6 milhões de julho a setembro deste ano -ou
três vezes o tamanho do resultado
em igual intervalo de 2004 (R$ 2,1
milhões). Este é o maior lucro da
empresa em sua história.
Quanto à receita líquida, ela somou R$ 114,5 milhões no terceiro
trimestre, contra R$ 70 milhões
-uma expansão de 63,8%.
Os brasileiros internautas -há
32 milhões no país- que compram na rede gastaram, em média, R$ 233 por pedido feito, número superior à média dos nove
meses do ano (R$ 215), assim como ao valor registrado no ano
passado (R$ 203), descontada a
inflação. Nos últimos 12 meses, a
inflação medida pelo IPCA foi de
pouco mais de 6%. Portanto, com
base no gasto médio dos terceiros
trimestres de 2004 e 2005, a empresa obteve um ganho real no tíquete de cerca de 8%, calculou a
Folha.
O aumento das despesas na
companhia foi comentado pelo
grupo ontem. "Trabalhamos de
forma que esse crescimento nos
gastos com mídia não comprometa nossa lucratividade. A expectativa é que esse volume no
ano não passe de 2% a 3% de nossa receita", diz Martín Escobari,
diretor financeiro do Submarino,
com 1,2 milhão de clientes ativos
em setembro de 2005 - eram 802
mil em setembro de 2004.
As despesas com vendas representaram 16,2% nas vendas líquida no terceiro trimestre de 2005.
Em igual período de 2004, a taxa
foi de 13,9%. "Excluindo o aumento relacionado à despesa com
marketing, as despesas com venda [de julho a setembro] seriam
de 13,7% [e não 16,2%]", informa
o comunicado oficial da empresa
que comenta os resultados.
O aumento dos gastos com
marketing pressionou os custos
da empresa. Se esse fator de pressão fosse excluído das contas, as
despesas gerais do grupo com
vendas sobre a receita teriam sido
menores do que no ano passado.
A expansão do comércio pela
web acontece na contramão dos
resultados de alguns varejistas
tradicionais. O setor de varejo de
alimentos, por exemplo, sente
forte baque nos resultados e perda na venda real.
Atualmente, a maior rede varejista de venda virtual é a Americanas.com pelo critério de receita
bruta. De janeiro a junho -período que todas as redes já divulgaram dados e que, logo, permite
comparação- a Americanas faturou R$ 326,8 milhões. No Submarino, atingiu R$ 226,4 milhões.
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