São Paulo, terça-feira, 08 de novembro de 2005

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INTERNET

Acordo deve ser fechado nas próximas semanas

Microsoft é favorita para comprar participação na America Online

DA REDAÇÃO

A Microsoft é a favorita para comprar uma participação na America Online, divisão da gigante de mídia Time Warner, segundo pessoas próximas à negociação ouvidas pelo jornal americano "The New York Times".
O plano da fabricante de software Microsoft é fundir o seu serviço MSN à AOL, mas ainda não foi decidido como a parceria seria gerida. A Time Warner não quer ceder controle da AOL a não ser que receba "uma oferta muito boa", segundo as pessoas ouvidas pelo jornal americano.
O anúncio oficial da compra de uma participação da AOL ainda deve demorar algumas semanas. Várias empresas de internet e mídia estão interessadas na AOL, como os sites de busca Google e Yahoo!, a operadora de TV a cabo Comcast e a News Corp.
A AOL, que começou como um provedor de internet e portal pago, vem perdendo clientes de internet dial-up, mas ainda atrai milhões de usuários por dia a seu portal gratuito e a seu conteúdo só para assinantes. As interessadas em comprar uma participação na AOL buscam principalmente o potencial do portal para geração de receita com a venda de publicidade on-line.
O presidente da Microsoft, Bill Gates, disse em encontro com repórteres do "New York Times" na semana passada que o interesse de sua empresa na AOL tem a ver com a pretensão da Microsoft de ter, no futuro, um papel maior em publicidade on-line.
A parceria com a AOL ajudaria a aumentar o tráfego do portal MSN.com e a promover o novo serviço de buscas on-line da Microsoft, disse Gates.
Além disso, a parceria aumentaria a presença da AOL em mercados nos quais o MSN tem maior penetração, como Japão e Canadá. Outra possibilidade seria interligar o sistema de mensagens instantâneas da AOL, popular nos Estados Unidos, com o da MSN e do Yahoo!, de acordo com o presidente da Microsoft.

Microsoft x Google
Três pessoas ouvidas pelo "New York Times" disseram que o interesse da Microsoft na AOL vem em parte da determinação de Gates de reduzir o crescimento do Google.
O site de buscas tem um acordo com a AOL, renovado anualmente, sob o qual opera as buscas no portal e gerencia a publicidade ligada a essas buscas. A publicidade veiculada em sites da AOL foi responsável por 11% da receita do Google neste ano.
"A AOL tem sido nosso parceiro mais antigo e, de várias formas, mais próximo por muitos, muitos anos. Esperamos que isso seja verdade para sempre", disse recentemente Eric Schmidt, presidente do Google, a acionistas da empresa.
De acordo com as pessoas ouvidas pelo "New York Times", uma possível parceria da AOL com o Google não envolveria a compra direta de participação no portal, mas sim um envolvimento maior da AOL na venda de publicidade.
Outra possibilidade é que a Comcast participe dessa parceria entre AOL e Google. A operadora de TV a cabo ofereceria acesso ao conteúdo da AOL a seus assinantes de banda larga, que por sua vez aumentariam a receita do portal com publicidade.
Além disso, a Comcast poderia fazer a migração de milhares de assinantes da AOL para a banda larga nas regiões dos Estados Unidos em que a operadora provê o serviço. Em outras regiões do país, a AOL já testa parcerias de banda larga com as operadoras Verizon, SBC e BellSouth.


Com o "New York Times"


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