São Paulo, sábado, 08 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMBUSTÍVEL 1

Bolívia anuncia descoberta de nova reserva de gás natural

DE BUENOS AIRES
DA SUCURSAL DO RIO

O governo boliviano e a empresa petrolífera espanhola Repsol YPF anunciaram ontem a descoberta de uma nova reserva de gás natural na Bolívia, que deve permitir acrescentar 800 mil metros cúbicos à produção de gás diário no país.
O gás, descoberto pela Repsol na jazida de Huacaya X-1, no departamento boliviano de Tarija, foi encontrado depois de 18 meses e investimentos de US$ 600 milhões em exploração. A Huacaya X-1 é controlada pela Repsol YPF, que tem 37,5% das ações da jazida. Também fazem parte da composição acionária a British Gas (37,5%) e a Panamerican Energy (25%).
A nova jazida teria reservas de até 300 milhões de metros cúbicos. O volume da reserva de gás natural, porém, é irrisório perto da quantidade importada pelo Brasil, de 26 milhões de metros cúbicos por dia, de acordo com o diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Infra-Estrutura, Adriano Pires. "Não resolve o nosso problema de gás", enfatizou Pires.
Procurada pela Folha, a Petrobras respondeu que não comenta descobertas em outros países.
David Zylbersztajn, da DZ Energia e ex-diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo), disse que a princípio a descoberta não tem reflexos no Brasil. "O volume não é expressivo e a reserva não necessariamente vem para cá", reforçou. Zylbersztajn disse ainda que a exportação boliviana ao Brasil deve chegar a 30 milhões de metros cúbicos por dia em 2008. Recentemente, os grandes compradores de gás da Bolívia, Brasil e Argentina, enfrentaram problemas de desabastecimento de gás.
(RODRIGO RÖTZSCH E RAQUEL ABRANTES)

Com agências internacionais


Texto Anterior: AGU se mobiliza para tentar manter leilão de hidrelétrica
Próximo Texto: Combustível 2: Nova poço da Petrobras não resolve escassez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.