São Paulo, sábado, 08 de dezembro de 2007

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TAM alcança participação de 50% no mercado

TAM e Gol/Varig ficam com 91,4% após saída da BRA

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

No mês passado, quando a BRA anunciou a suspensão de seus vôos e a OceanAir foi apontada pelo governo como alternativa à concentração do mercado nas mãos de duas companhias, a TAM obteve uma participação nos vôos domésticos de 49,9%, aumento de 3,5 pontos percentuais na comparação com outubro último.
Enquanto isso a OceanAir, que com a bênção do governo fechou um acordo para transportar os passageiros da BRA e operou dois aviões da empresa, se manteve praticamente estagnada (sua fatia de mercado oscilou de 2,9% em outubro para 2,8% em novembro). Em outubro a BRA, que suspendeu todos os vôos no dia 7 do mês passado, possuía 2,4% do mercado.
A Gol, que tinha 42,2% dos vôos domésticos em outubro, caiu para 41,5%, e a Varig oscilou de 2,7% para 2,6%.
Com o aumento de participação da TAM, o chamado duopólio da aviação brasileira (TAM e Gol) fechou novembro com um "market share" de 94,1% (incluídos os dados da Varig, que foi comprada pela Gol em março). Em outubro, essas empresas possuíam juntas 91,4%.
"Os dados mostram o efeito nocivo da saída de uma companhia aérea pequena do mercado. Em vez de haver uma transferência de vôos para outras pequenas, a tendência é aumentar a concentração", analisa o consultor especializado no setor Paulo Bittencourt Sampaio.
Ele lembra que as companhias de grande porte estão aumentando com força a oferta de vôos. "As grandes são mais conhecidas. E quando uma companhia pequena suspende as operações, como ocorreu no caso da BRA, aumenta a desconfiança do passageiro em relação às empresas pequenas."
Apesar da crise no setor aéreo, a demanda de passageiros nos vôos domésticos continua em crescimento: a alta foi de 14,3% na comparação com novembro do ano passado. O crescimento da oferta de assentos pelas companhias, na mesma comparação, foi de 8,6%.
Os dados foram divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que regula o setor aéreo. A agência informou também a participação das brasileiras nos vôos internacionais: a TAM subiu de 71% em outubro para 73% no mês passado; a Gol caiu de 13,22% para 11,54% e a Varig também caiu, de 15,4% para 12,8%.


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