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TAM alcança participação de 50% no mercado
TAM e Gol/Varig ficam com 91,4% após saída da BRA
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
No mês passado, quando a
BRA anunciou a suspensão de
seus vôos e a OceanAir foi
apontada pelo governo como
alternativa à concentração do
mercado nas mãos de duas
companhias, a TAM obteve
uma participação nos vôos domésticos de 49,9%, aumento de
3,5 pontos percentuais na comparação com outubro último.
Enquanto isso a OceanAir,
que com a bênção do governo
fechou um acordo para transportar os passageiros da BRA e
operou dois aviões da empresa,
se manteve praticamente estagnada (sua fatia de mercado
oscilou de 2,9% em outubro para 2,8% em novembro). Em outubro a BRA, que suspendeu todos os vôos no dia 7 do mês passado, possuía 2,4% do mercado.
A Gol, que tinha 42,2% dos
vôos domésticos em outubro,
caiu para 41,5%, e a Varig oscilou de 2,7% para 2,6%.
Com o aumento de participação da TAM, o chamado duopólio da aviação brasileira (TAM e
Gol) fechou novembro com um
"market share" de 94,1% (incluídos os dados da Varig, que
foi comprada pela Gol em março). Em outubro, essas empresas possuíam juntas 91,4%.
"Os dados mostram o efeito
nocivo da saída de uma companhia aérea pequena do mercado. Em vez de haver uma transferência de vôos para outras pequenas, a tendência é aumentar
a concentração", analisa o consultor especializado no setor
Paulo Bittencourt Sampaio.
Ele lembra que as companhias de grande porte estão aumentando com força a oferta de
vôos. "As grandes são mais conhecidas. E quando uma companhia pequena suspende as
operações, como ocorreu no
caso da BRA, aumenta a desconfiança do passageiro em relação às empresas pequenas."
Apesar da crise no setor aéreo, a demanda de passageiros
nos vôos domésticos continua
em crescimento: a alta foi de
14,3% na comparação com novembro do ano passado. O crescimento da oferta de assentos
pelas companhias, na mesma
comparação, foi de 8,6%.
Os dados foram divulgados
ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que regula o setor aéreo. A agência informou também a participação
das brasileiras nos vôos internacionais: a TAM subiu de 71%
em outubro para 73% no mês
passado; a Gol caiu de 13,22%
para 11,54% e a Varig também
caiu, de 15,4% para 12,8%.
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