São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007

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Agências de viagens e aéreas travam disputa por comissão

Após reduzir percentual, Gol é alvo de boicote e de campanha promovida por agentes

Segundo associação, 73% das vendas são feitas por empresas de turismo; TAM também quer mudar pagamento

JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

As agências de viagem e as empresas aéreas estão em pé de guerra: na busca pela redução de custos, a Gol diminuiu a comissão paga a agentes de viagem, o que lhe renderá boicote de quatro dias. A TAM, por seu lado, negocia com a Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem) a possibilidade de o consumidor pagar diretamente ao agente a comissão.
Neste último caso, a comissão seria simplesmente "deslocada": na prática, o consumidor não pagaria um preço mais alto, já que atualmente a comissão já é embutida no preço da passagem. A diferença seria de ordem contábil para a companhia aérea e daria mais "transparência" ao processo, como defendem as empresas aéreas.
De acordo com especialistas no setor, entretanto, essa seria uma forma de deixar claro ao passageiro o quanto pagam pelo serviço da agência de viagem e estimulá-lo a comprar diretamente da companhia.
A Gol, por seu lado, resolveu reduzir o percentual de pagamento das comissões para 7% em bilhetes domésticos e 6% em bilhetes internacionais. Com isso, os agentes de viagem de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal resolveram deixar de vender, por quatro dias, as passagens da aérea.
O percentual anterior era de 10% para os vôos domésticos e 9% para os internacionais. Com a redução, que ocorreu no dia 1º deste mês, a companhia segue o caminho que já havia sido tomado no passado por TAM e Varig, que atualmente cobram os mesmos 7% de comissão nos vôos domésticos.
O boicote vai de hoje ao dia 12. Os agentes distribuíram a imagem de um cartaz, que nos próximos dias será colocada em outdoors, criticando a aérea: "Inteligentes!! Reduz comissão das agências de turismo e se diz parceira do Brasil. Você sabe quem vai pagar a conta? Escolha a sua transportadora aérea. Proteste. Gol Contra. Viaje de outro jeito, não deixe o desrespeito continuar", diz o cartaz, com a imagem de um palhaço vestido de laranja, cor da Gol.

Disputa antiga
A contenda entre agentes de viagem e companhias aéreas é antiga. Em 2001, a Varig tentou reduzir o percentual. Os agentes entraram na Justiça e ganharam em alguns Estados. A Gol surgiu depois do imbróglio e sempre pagou taxa de 10% nos vôos domésticos.
"Quem sempre pagou a comissão foi o passageiro porque ela estava embutida no preço da passagem. O problema é que, quando esse percentual diminui, a companhia não repassa a queda para o valor da passagem", disse o vice-presidente da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem), Carlos Alberto Amorim Ferreira.
O fato de os agentes voltarem suas baterias contra a companhia é criticado. Segundo um executivo do setor, que preferiu não ser identificado, não é possível entender por que a empresa é atacada por passar a praticar o mesmo comissionamento de TAM e Varig. As menores, como OceanAir, pagam 10% de comissão.
Segundo a Abav, 73% das vendas da Gol são feitas via agentes de viagem, percentual inferior apenas ao da TAM, que está na faixa de 80%. As agências de viagem do Rio de Janeiro vão se reunir hoje para decidir se aderem ou não ao boicote contra a companhia.


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