São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa do futuro está próxima, diz Bill Gates

No Consumer Electronics Show, em Las Vegas, executivo apresenta promessas tecnológicas, como balcão de cozinha "inteligente'

Pelo XBox 360, o videogame da Microsoft, também será possível navegar pela internet e ver televisão, afirma o empresário

DA REDAÇÃO

A casa do futuro, com vários aparelhos conectados entre si e com informações personalizadas de seus proprietários, levará apenas alguns anos para sair do papel e se tornar realidade. A garantia é de Bill Gates, o presidente da Microsoft.
A promessa de Gates é a de um mundo em que a informação estará a um toque, ou aparelho, de distância. Nele, um mero balcão de cozinha terá também uma tela onde o consumidor verá receitas, se há ingredientes necessários em casa e os detalhes da preparação.
"Eu quero que [o acesso] seja simples. Eu quero poder ver os horários da minha família e poder atualizá-los por telefone, computador ou tocando em algo na geladeira", afirmou o executivo na sua apresentação na Consumer Electronics Show, em Las Vegas (EUA), uma das principais feiras do setor.
Ele também apresentou uma espécie de papel de parede interativo. Recados, fotos e até vídeos poderão ser exibidos nele depois de transmitidos por telefone celular ou computador.
Sobre o prazo para que a casa do futuro deixe de ser ficção, ele disse que vários progressos foram realizados, mas que há muito trabalho a ser feito. Isso se deve, afirma, por que é preciso que o produto "deixe as pessoas criativas felizes" e ainda seja acessível aos demais consumidores.
Outra novidade será a maior convergência de aparelhos. Pelo XBox 360, o videogame da Microsoft, também será possível ver TV e navegar pela internet. A empresa promete que games poderão ser jogados pelo tocador de MP3 Zune.
As novidades não se restringem apenas ao ambiente doméstico. Segundo Gates, a idéia da Microsoft não é só uma casa conectada mas também um mundo conectado.
Um dos exemplos apresentados foi o de uma parada de ônibus em que as pessoas podem conseguir dados como trajeto e quanto tempo falta para a chegada do próximo ônibus.

Motorola
A Motorola apresentou na feira em Las Vegas uma bateria de telefone celular que pode ser recarregada enquanto se pedala uma bicicleta. Pelo sistema, o recarregar é acoplado à bicicleta e a energia produzida é transmitida para a bateria.
"Faz parte dos planos da empresa atrair o mundo em desenvolvimento para a telefonia celular. Vender aparelhos baratos e resolver os problemas de energia com um recarregador que eles podem usar enquanto vão para o mercado ou para casa", afirmou o presidente-executivo, Ed Zander.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Balança: Saldo no início do ano é de US$ 617 mi
Próximo Texto: GM quer investir US$ 1 bi no país até 2010
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.