São Paulo, sábado, 09 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Corte do IPI não chega ao consumidor

DA REDAÇÃO

A redução da alíquota de IPI aplicada sobre automóveis foi a única integralmente repassada aos consumidores. O dado consta em levantamento da Folha com base em indicadores de produção industrial e comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e de preços aos consumidores da FGV (Fundação Getulio Vargas).
O mesmo não ocorreu com a linha branca e material de construção -setor que menos se beneficiou da desoneração e cujo repasse de preços se deu no menor nível, aquém do percentual de desoneração em quase todos os produtos.
Segundo a FGV, material de construção recebeu o benefício de redução de cinco a oito pontos da alíquota de IPI, mas a queda dos preços de artigos de reparo de residência foi só de 0,69%.
Na produção, os veículos também se saíram melhor: o setor avançou 107,1% no período da desoneração (dezembro de 2008 a outubro de 2009).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Outro lado: Fábrica diz que preço é menor que em 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.