|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
LETRA CAPITAL
Livro "desvenda" os segredos para o lucro
CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
da Reportagem Local
Parece ideal
para qualquer
época, mais ainda para os tempos de dureza
que se avizinham, um livro
que ensine como ganhar dinheiro -ou, mais
precisamente, como fazer com que
uma empresa atue no que é chamada a zona de lucros, onde ocorrem os altos lucros (o grifo é dos
autores).
A obra parece ainda mais promissora ao informar que 12 dos
seus capítulos são baseados em
exemplos de empresas e executivos considerados modelos de vitoriosos, como Jack Welch, da GE, e
Roberto Goizueta, da Coca-Cola,
sem falar nos nomes mágicos de
Bill Gates e da Microsoft, foco de
um capítulo que trata da "concepção do negócio da criação do padrão".
"A Estratégia Focada no Lucro
-Desvendando os Segredos da Lucratividade", dos consultores de
empresas americanos Adrian
Slywotzky e David Morrison, procura mostrar o caminho para
maior lucratividade por meio do
que seus autores chamam de zonas
de lucro.
Não basta mais apenas ter uma
grande participação no mercado
-não faltam exemplos de empresas que eram líderes no seu segmento, mas que viram seus lucros
caírem muito nesta década, como
a IBM, a Kodak, a Ford.
O que seria decisivo para determinar a taxa de lucratividade é
descobrir as áreas do negócio em
que é possível ganhar mais. Existiriam áreas (ou zonas) onde os lucros tendem a ser zero e as empresas deveriam tentar sair delas o
mais rapidamente possível.
Um exemplo discutido em detalhes em um dos capítulos do lucro
é o caso da Coca-Cola.
Segundo seus autores, é muito
simplória a visão de que o grupo
tem sucesso porque já o teria com
sua posição consolidada e que tudo foi fácil para sua direção nas últimas décadas.
Perseguido tenazmente por
competidores dos mais variados
portes, o grande "pulo-do-gato"
da Coca-Cola nos últimos anos teria sido investir no relacionamento
com as engarrafadoras, o que lhe
permitiu ganhar terreno e aumentar os lucros.
Não se lê "A Estratégia Focada no
Lucro" como se lê um livro de auto-ajuda para empresários. É necessária certa bagagem técnica para a compreensão de termos e conceitos de gestão.
A OBRA
A Estratégia Focado no Lucro - Desvendando os Segredos da Lucratividade
Adrian J Slywotzky e David J Morrison. Editora Campus (r. Sete de Setembro, 111, RJ, CEP 20050-002, tel.
021/509-5340). 350 págs. R$ 44,90.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|