São Paulo, sábado, 9 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LETRA CAPITAL

Livro "desvenda" os segredos para o lucro

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
da Reportagem Local

Parece ideal para qualquer época, mais ainda para os tempos de dureza que se avizinham, um livro que ensine como ganhar dinheiro -ou, mais precisamente, como fazer com que uma empresa atue no que é chamada a zona de lucros, onde ocorrem os altos lucros (o grifo é dos autores).
A obra parece ainda mais promissora ao informar que 12 dos seus capítulos são baseados em exemplos de empresas e executivos considerados modelos de vitoriosos, como Jack Welch, da GE, e Roberto Goizueta, da Coca-Cola, sem falar nos nomes mágicos de Bill Gates e da Microsoft, foco de um capítulo que trata da "concepção do negócio da criação do padrão".
"A Estratégia Focada no Lucro -Desvendando os Segredos da Lucratividade", dos consultores de empresas americanos Adrian Slywotzky e David Morrison, procura mostrar o caminho para maior lucratividade por meio do que seus autores chamam de zonas de lucro.
Não basta mais apenas ter uma grande participação no mercado -não faltam exemplos de empresas que eram líderes no seu segmento, mas que viram seus lucros caírem muito nesta década, como a IBM, a Kodak, a Ford.
O que seria decisivo para determinar a taxa de lucratividade é descobrir as áreas do negócio em que é possível ganhar mais. Existiriam áreas (ou zonas) onde os lucros tendem a ser zero e as empresas deveriam tentar sair delas o mais rapidamente possível.
Um exemplo discutido em detalhes em um dos capítulos do lucro é o caso da Coca-Cola.
Segundo seus autores, é muito simplória a visão de que o grupo tem sucesso porque já o teria com sua posição consolidada e que tudo foi fácil para sua direção nas últimas décadas.
Perseguido tenazmente por competidores dos mais variados portes, o grande "pulo-do-gato" da Coca-Cola nos últimos anos teria sido investir no relacionamento com as engarrafadoras, o que lhe permitiu ganhar terreno e aumentar os lucros.
Não se lê "A Estratégia Focada no Lucro" como se lê um livro de auto-ajuda para empresários. É necessária certa bagagem técnica para a compreensão de termos e conceitos de gestão.



A OBRA

A Estratégia Focado no Lucro - Desvendando os Segredos da Lucratividade Adrian J Slywotzky e David J Morrison. Editora Campus (r. Sete de Setembro, 111, RJ, CEP 20050-002, tel. 021/509-5340). 350 págs. R$ 44,90.





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.