São Paulo, sábado, 09 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

Ano começa com inflação menor, mas acima da de 2007

CIRILO JUNIOR
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

O resultado do IGP-DI (Índice Geral de Preços -Disponibilidade Interna) de janeiro, que registrou alta de 0,99%, indica que a inflação medida pelo índice já está consolidada em um patamar mais elevado do que o verificado no início de 2007, ainda que haja influências sazonais. A avaliação é do economista Salomão Quadros, do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV.
Segundo ele, as seguidas pressões inflacionárias dos alimentos e das commodities, principalmente no segundo semestre de 2007, colocaram a inflação em outro estágio.
O IGP-DI de janeiro mostra desaceleração em relação a dezembro, quando o índice havia subido 1,47%. Para Quadros, há espaço para que a inflação caia ainda mais. Ele pondera, no entanto, que nos próximos meses o índice dificilmente voltará aos patamares constatados no início de 2007.
Em janeiro do ano passado, o IGP-DI teve alta de 0,43%, desacelerando para 0,23% no mês seguinte e chegando a 0,14% em abril. Quadros explicou que a inflação acumulada nos últimos 12 meses -alta de 8,49%- está bem acima da verificada há um ano, quando não passava de 3,49%.
"O que tem de ser observado é qual será o teto mínimo dessa inflação. Ela está caindo devagar. Daqui a dois meses, deve estar ainda mais baixa, mas ainda acima do índice do ano passado.
O IPA (Índice de Preços por Atacado) de janeiro desacelerou para 1,08%, depois de alta de 1,9% em dezembro. Vilões da inflação em 2007, os preços dos alimentos aumentaram 1,6% em janeiro (4,27% em dezembro).
O destaque ficou por conta do feijão, que, depois de subir 27,22% em dezembro, aumentou 2,48% em janeiro. Também subiram menos a carne bovina -4,45% em dezembro e 0,38% em janeiro- e a carne suína -alta de 8,34% e queda de 1,01%.


Texto Anterior: Alimentação: Accor vende empresa de refeições por R$ 305 milhões
Próximo Texto: Private equity: Lucro da GP subiu 612% no ano passado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.