São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2006

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MERCADO ABERTO

Fiesp ataca proposta da Fazenda

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, considera "injusta, inoportuna e equivocada" a proposta defendida pelo Ministério da Fazenda de uma redução drástica das tarifas de importação para diversos setores da economia, com o objetivo de ajudar a promover uma queda mais rápida da taxa de juros.
Skaf disse que amanhã irá apresentar seus argumentos contrários à medida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Recife, durante visita à Olimpíada do Conhecimento 2006, no Centro de Convenções de Pernambuco. Além disso, ele também está mobilizando vários empresários de peso do país para tentarem impedir que o Ministério da Fazenda leve adiante a medida.
Demonstrando indignação com a proposta, Skaf estranhou o fato de a Fazenda ter defendido essa idéia ao mesmo tempo em que o Brasil está em plena negociação da Rodada Doha, da OMC (Organização Mundial do Comércio), para tentar algumas vantagens comerciais em troca de uma redução de alíquotas. O governo brasileiro defende o fim dos subsídios agrícolas praticados pela União Européia.
"A proposta da Fazenda é inoportuna porque o Brasil perde totalmente seu poder de barganha nessas negociações comerciais", diz o empresário.
Para o presidente da Fiesp, a proposta também é equivocada porque, no atual patamar do câmbio, com o real sobrevalorizado, o efeito das tarifas de importação, hoje, é praticamente nulo. A defasagem cambial, hoje, chega a 20%, segundo ele, exatamente o percentual de corte proposto pela equipe do ministro Antonio Palocci Filho para as tarifas de importação. Além disso, Skaf afirma que a inflação está controlada, o que torna desnecessária a redução das alíquotas de importação.

SABOR DE PÊSSEGO
Vodca e pêssego. Essa combinação é a principal novidade da sueca Absolut Vodka, que lança o destilado com sabor da fruta neste mês. "Nós fizemos muitas pesquisas para chegar à tendência do momento e chegamos ao pêssego", diz a sueca Ljliana Krickic, principal estudiosa de sabores da empresa, que veio ao Brasil especialmente para lançar a bebida. Batizada de Absolut Apeach, a bebida é a oitava com sabor desde o primeiro lançamento, em 1988. Além do novo sabor, a Absolut faz outra estréia no Brasil, a da garrafa de um litro da bebida tradicional, pelo mesmo preço da garrafa de 700 ml. Como estratégia de marketing no mercado nacional, a marca optou neste ano por propaganda localizada só nos pontos-de-venda. A Pop Marketing, agência especializada em varejo, atuará na criação, no desenvolvimento e na implementação de todas as ações da marca no país, que excluem qualquer tipo de anúncio em mídias como TV.

BOLA DA VEZ
O jogador Ronaldo estampará os cartazes que serão afixados em bares e restaurantes da edição 2006 do programa de consumo responsável da AmBev. Na campanha, o craque aconselha o consumidor que bebeu a não dirigir. A ação começa amanhã, quando os 18 mil funcionários da empresa, incluindo o CEO, Luiz Fernando Edmond, saem às ruas para divulgar a peça em mais de 35 mil pontos-de-venda.

PARCERIA
O Grupo Máquina, uma das maiores agências de comunicação do país, acertou acordo operacional com a Estudio de Comunicación, líder de mercado na Espanha, para integrar uma rede nos principais países da América Latina e da Europa. Pelo acordo, a Máquina passará a contar com apoio operacional e expertise local para seus clientes em países como Argentina, Chile e México, além de Espanha e Portugal.

TRÍPLICE ALIANÇA
A Telemar anuncia hoje parceria tríplice com a TVA e a empresa de tecnologia Neo -ligada à Net Phone- em um programa de voz sobre IP (VoIP). A projeto possibilitará ligações de longa distância entre computadores e telefones fixos ligados a aparelhos de banda larga, como o popular Skype. Pelo acordo, a Neo venderá a operação e o material, a Telemar fará o tráfego de longa distância, e a TVA entrará com a base de clientes e com a venda dos pacotes, incluindo um com TV, banda larga e telefonia.

SETOR EM DEBATE
O futuro da construção civil, assim como soluções para melhorar o ambiente empresarial do setor, serão debatidos em um evento em São Paulo, em outubro, o ConstruMeeting.

NO VIZINHO
A Bematech, maior fornecedora de soluções de automação comercial do país, abriu subsidiária na Argentina. A meta é liderar o mercado em cinco anos.

AULA MAGNA
O secretário Joaquim Levy analisará os 20 anos do fim da conta movimento e a organização do Tesouro Nacional em aula magna da graduação em Economia da FGV, amanhã, no Rio.

PROPOSTA
O brasilianista Albert Fishlow, da Universidade de Columbia, será palestrante no Congresso Internacional Cidades, em Vitória, em maio, e tem uma proposta polêmica: usar o superávit para formar poupança e distribuir para o setor privado investir.

ADVOCACIA GRATUITA
Formas de divulgar e difundir a cultura da advocacia voluntária e gratuita, além de ampliar a regulamentação da atividade em todo o país, serão discutidas hoje em seminário em São Paulo, promovido pelo Instituto Pro Bono. A mesa de debates, na sede da FGV na capital, reunirá advogados, palestrantes estrangeiros e juristas, entre eles o ex-ministro da Justiça e presidente do instituto, Miguel Reali Júnior.

Cai investimento britânico

A visita do presidente Lula ao Reino Unido deveria servir para o governo brasileiro transmitir os avanços no país nas agendas de infra-estrutura e de reformas institucionais e para se comprometer, diante da comunidade internacional, com as melhorias pendentes. É o que defende o presidente da Abdib (associação da indústria de base), Paulo Godoy.
Levantamento da entidade mostra que o volume de investimento estrangeiro direto britânico como proporção do total que entra no país tem caído desde 2003 e atingiu 0,7% no ano passado. Foi o segundo menor índice em uma década, atrás só do de 1998.
Godoy diz que a consolidação do arcabouço regulatório é o único caminho para atrair um volume significativo de investimentos externos, britânicos ou de outros países, para obras de infra-estrutura.


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