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MERCADO ABERTO
Fiesp ataca proposta da Fazenda
O presidente da Fiesp, Paulo
Skaf, considera "injusta,
inoportuna e equivocada" a
proposta defendida pelo
Ministério da Fazenda de uma
redução drástica das tarifas de
importação para diversos setores
da economia, com o objetivo de
ajudar a promover uma queda
mais rápida da taxa de juros.
Skaf disse que amanhã irá apresentar seus argumentos contrários à medida ao presidente Luiz
Inácio Lula da Silva, em Recife,
durante visita à Olimpíada do
Conhecimento 2006, no Centro
de Convenções de Pernambuco.
Além disso, ele também está mobilizando vários empresários de
peso do país para tentarem impedir que o Ministério da Fazenda leve adiante a medida.
Demonstrando indignação
com a proposta, Skaf estranhou o
fato de a Fazenda ter defendido
essa idéia ao mesmo tempo em
que o Brasil está em plena negociação da Rodada Doha, da OMC
(Organização Mundial do Comércio), para tentar algumas
vantagens comerciais em troca
de uma redução de alíquotas. O
governo brasileiro defende o fim
dos subsídios agrícolas praticados pela União Européia.
"A proposta da Fazenda é inoportuna porque o Brasil perde
totalmente seu poder de barganha nessas negociações comerciais", diz o empresário.
Para o presidente da Fiesp, a
proposta também é equivocada
porque, no atual patamar do
câmbio, com o real sobrevalorizado, o efeito das tarifas de importação, hoje, é praticamente
nulo. A defasagem cambial, hoje,
chega a 20%, segundo ele, exatamente o percentual de corte proposto pela equipe do ministro
Antonio Palocci Filho para as tarifas de importação. Além disso,
Skaf afirma que a inflação está
controlada, o que torna desnecessária a redução das alíquotas
de importação.
SABOR DE PÊSSEGO
Vodca e pêssego. Essa combinação é a principal novidade da
sueca Absolut Vodka, que lança o destilado com sabor da fruta
neste mês. "Nós fizemos muitas pesquisas para chegar à tendência do momento e chegamos ao pêssego", diz a sueca Ljliana
Krickic, principal estudiosa de sabores da empresa, que veio ao
Brasil especialmente para lançar a bebida. Batizada de Absolut
Apeach, a bebida é a oitava com sabor desde o primeiro lançamento, em 1988. Além do novo sabor, a Absolut faz outra estréia
no Brasil, a da garrafa de um litro da bebida tradicional, pelo
mesmo preço da garrafa de 700 ml. Como estratégia de marketing no mercado nacional, a marca optou neste ano por propaganda localizada só nos pontos-de-venda. A Pop Marketing,
agência especializada em varejo, atuará na criação, no desenvolvimento e na implementação de todas as ações da marca no país,
que excluem qualquer tipo de anúncio em mídias como TV.
BOLA DA VEZ
O jogador Ronaldo estampará
os cartazes que serão afixados
em bares e restaurantes da edição 2006 do programa de consumo responsável da AmBev. Na
campanha, o craque aconselha o
consumidor que bebeu a não dirigir. A ação começa amanhã,
quando os 18 mil funcionários da
empresa, incluindo o CEO, Luiz
Fernando Edmond, saem às ruas
para divulgar a peça em mais de
35 mil pontos-de-venda.
PARCERIA
O Grupo Máquina, uma das
maiores agências de comunicação do país, acertou acordo operacional com a Estudio de Comunicación, líder de mercado na
Espanha, para integrar uma rede
nos principais países da América
Latina e da Europa. Pelo acordo,
a Máquina passará a contar com
apoio operacional e expertise local para seus clientes em países
como Argentina, Chile e México,
além de Espanha e Portugal.
TRÍPLICE ALIANÇA
A Telemar anuncia hoje parceria tríplice com a TVA e a empresa de tecnologia Neo -ligada à
Net Phone- em um programa
de voz sobre IP (VoIP). A projeto
possibilitará ligações de longa
distância entre computadores e
telefones fixos ligados a aparelhos de banda larga, como o popular Skype. Pelo acordo, a Neo
venderá a operação e o material,
a Telemar fará o tráfego de longa
distância, e a TVA entrará com a
base de clientes e com a venda
dos pacotes, incluindo um com
TV, banda larga e telefonia.
SETOR EM DEBATE
O futuro da construção civil,
assim como soluções para melhorar o ambiente empresarial
do setor, serão debatidos em um
evento em São Paulo, em outubro, o ConstruMeeting.
NO VIZINHO
A Bematech, maior fornecedora de soluções de automação comercial do país, abriu subsidiária na Argentina. A meta é liderar
o mercado em cinco anos.
AULA MAGNA
O secretário Joaquim Levy
analisará os 20 anos do fim da
conta movimento e a organização do Tesouro Nacional em aula magna da graduação em Economia da FGV, amanhã, no Rio.
PROPOSTA
O brasilianista Albert Fishlow,
da Universidade de Columbia,
será palestrante no Congresso
Internacional Cidades, em Vitória, em maio, e tem uma proposta polêmica: usar o superávit para formar poupança e distribuir
para o setor privado investir.
ADVOCACIA GRATUITA
Formas de divulgar e difundir
a cultura da advocacia voluntária
e gratuita, além de ampliar a regulamentação da atividade em
todo o país, serão discutidas hoje
em seminário em São Paulo,
promovido pelo Instituto Pro
Bono. A mesa de debates, na sede da FGV na capital, reunirá advogados, palestrantes estrangeiros e juristas, entre eles o ex-ministro da Justiça e presidente do
instituto, Miguel Reali Júnior.
Cai investimento britânico
A visita do presidente Lula ao
Reino Unido deveria servir para o governo brasileiro transmitir os avanços no país nas
agendas de infra-estrutura e de
reformas institucionais e para
se comprometer, diante da comunidade internacional, com
as melhorias pendentes. É o
que defende o presidente da
Abdib (associação da indústria
de base), Paulo Godoy.
Levantamento da entidade
mostra que o volume de investimento estrangeiro direto britânico como proporção do total que entra no país tem caído
desde 2003 e atingiu 0,7% no ano passado. Foi o segundo menor índice em uma
década, atrás só do de 1998.
Godoy diz que a consolidação do arcabouço regulatório é
o único caminho para atrair
um volume significativo de investimentos externos, britânicos ou de outros países, para
obras de infra-estrutura.
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