São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

SAFRA RECORDE
A safra brasileira de grãos deste ano deverá atingir 129,4 milhões de toneladas, volume que, se confirmado, superará em 11% o do ano passado e em 4,7% o recorde de 2003, quando o país havia produzido 123,6 milhões de toneladas.

PRODUTIVIDADE
Os dados são do IBGE, que aponta como um dos fatores de crescimento a boa produtividade que vem sendo registrada devido ao clima favorável. Dois produtos se destacam: soja (56,6 milhões de toneladas) e milho (50 milhões).

FIM DA TEC
Após a suspensão das exportações de trigo e de farinha de trigo pela Argentina, para proteger o abastecimento interno, a Abitrigo quer a redução da Tarifa Externa Comum para zero para as importações do cereal de outros mercados.

PREOCUPAÇÃO
Para Gilman Viana Rodrigues, secretário de Agricultura de MG, a safra recorde gera preocupação com a precária infra-estrutura do país. "Precisamos viabilizar uma entrega competitiva do produto", diz.

EFICIÊNCIA
Para o secretário, é preciso produzir com eficiência, mas podemos perder todo o esforço por conta da infra-estrutura. Ele cita o exemplo do milho no Nordeste, onde os argentinos conseguem colocar o produto por um valor menor do que os produtores do Centro-Oeste.

BOA VONTADE
A preocupação do governo em discutir o desenvolvimento do país, inclusive o setor sucroalcooleiro -que deve ser um fator de propulsão da economia nos próximos anos-, deixou impressionado o estafe da Unica, que esteve reunido na quarta-feira na Casa Civil.

PARTICIPAÇÃO EXTERNA
As discussões entre o governo e o setor sucroalcooleiro giraram em torno das necessidades de avanço nas pesquisas e na definição de especificações do produto. Energia, aperfeiçoamento de mercado e abertura também estiveram na pauta.

AGRADOU
Um dos pontos da conversa que agradaram ao governo foi o dos investimentos externos no setor sucroalcooleiro. De uma participação atual de 6,5%, ela não passará de 10% na safra de 2012/13, segundo a Unica.

ACIMA DE 2006
O volume de soja registrado nos oito primeiros dias deste mês no mercado futuro da BM&F já soma 7.319 contratos, superando o total de todo o mês de março do ano passado.

AINDA NO LUCRO
Mesmo não se sustentando nos últimos dias na Bolsa de Chicago, o milho ainda acumula alta de 88% em 12 meses.


Texto Anterior: Agropecuária: Exportações de carne bovina crescem 52,8%
Próximo Texto: Produção de álcool lidera geração de vagas em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.