São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repor as perdas não inflaciona, diz Paim

da Sucursal de Brasília

O deputado Paulo Paim (PT-RS) rebateu as declarações do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco sobre a indexação do salário mínimo. "Eu não entendo que repor no salário do trabalhador o que foi perdido gere inflação", afirmou Paim.
Para o petista, em vez de impedir a reposição da taxa de inflação nos salários, o governo deveria "educar quem tem poder de aumentar preços" para evitar que os reajustes salariais sejam repassados aos preços.
A polêmica entre Paim e Franco foi gerada pelo ex-presidente do BC, que criticou Paim, cuja principal bandeira é a defesa de reajuste do salário mínimo.
"Os senhores se lembram do deputado Paulo Paim e suas propostas salariais mirabolantes?", perguntou Franco em seu discurso de ontem, referindo-se à cultura inflacionária do país.
O projeto ao qual Franco se referiu no discurso de transmissão de cargos no BC foi aprovado em 93 pelo Congresso e previa o repasse integral da inflação mensal ao salário mínimo.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: Dá-lhe, Armínio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.