São Paulo, domingo, 09 de abril de 2006

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LUXO

Empresa quer evitar vulgarização da marca na Ásia

Mont Blanc fecha lojas na China para combater "mercado cinza"

DA BLOOMBERG

A Mont Blanc, fabricante de relógios e canetas-tinteiro de luxo, fechou mais da metade de seus pontos-de-venda na China e assumiu controle direto de suas operações de distribuição no país para combater o chamado "mercado cinza" e elevar sua receita.
"Limpamos o mercado", disse o principal executivo da Mont Blanc, Wolff Heinrichsdorff, em entrevista concedida na feira anual de relógios de Genebra, na Suíça. O desenvolvimento do mercado de luxo na China "é de tirar o fôlego, mas é necessário controlar a qualidade".
A Mont Blanc e outras varejistas do setor de produtos de luxo, entre as quais a Bulgari SpA, estão tentando eliminar o problema dos distribuidores asiáticos que enviam seus produtos para outras empresas para que eles sejam comercializados a preços inferiores aos usuais. Esse mercado, chamado de "mercado cinza", pode prejudicar a imagem de marcas negociadas na região, apesar de o aumento da demanda asiática por jóias e relógios que custam US$ 10.000 estar superando a demanda européia e norte-americana por esses produtos.
A Mont Blanc, de propriedade da Financiere Richemont AG, reduziu o número de pontos-de-venda na China a partir de "quase" 200 para 90 e assumiu o controle direto de 41 lojas no país, algumas das quais serão ampliadas, disse Heinrichsdorff. O restante será operado por franqueados "que entendem o conceito de produto de luxo", disse ele.
Em janeiro passado, a empresa também começou a operar sua própria divisão de distribuição na China para monitorar suas vendas mais de perto, disse ele.
A Mont Blanc foi fundada em 1906 sob o nome de Simplo Filler Pen Company. Em 1986, a empresa foi comprada pela Richemont, a segunda maior empresa de produtos de luxo do mundo, como parte da aquisição da marca de produtos de couro Dunhill.
No ano passado, Heinrichsdorff assumiu a direção da Mont Blanc das mãos de Norbert Platt, que se tornou principal executivo da Richemont, sediada em Genebra. Em 1992, os dois executivos promoveram a expansão da marca para além das canetas-tinteiro, iniciando a fabricação de artigos para escritório em couro e, em seguida, em 1997, deram início às vendas de relógios que levam a marca Mont Blanc.
A expansão da Mont Blanc para o mercado de relógios mais caros ajudou a elevar suas vendas. O preço médio dos produtos Mont Blanc, entre os quais o relógio Meisterstueck, que custa US$ 9.800 e tem caixa de ouro maciço, subiu cerca de 30%, para US$ 2.000 durante a feira deste ano.


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