São Paulo, segunda-feira, 09 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Exportadores estudam criar a "Opep do gás"

DA REDAÇÃO

Os principais exportadores de gás natural do mundo reúnem-se hoje, em Doha, para discutir a viabilidade de criar uma aliança para coordenar suas políticas comerciais e defender seus interesses.
A hipótese, segundo agências internacionais, alarma os demais países -principalmente os da União Européia e os Estados Unidos, grandes importadores do produto.
Eles temem que a coalizão funcione de maneira similar à da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que influencia o controle da produção e dos preços. Existe uma preocupação especial com Irã, Rússia, Argélia e Qatar.
Analistas ouvidos por agências de notícias consideram que não é viável a criação de uma "Opep do gás". Isso porque petróleo e gás natural são setores diferentes: os contratos para a aquisição de gás são sempre relativos a longo prazo, o que dificultaria a manipulação dos preços.
Dez ministros da área de energia e petróleo, entre os 15 países reunidos no Fórum de Países Exportadores de Gás, devem participar da reunião em Doha.


Texto Anterior: Giro de capital na Bovespa é recorde no ano
Próximo Texto: Dicas Folhainvest: Sugestões de corretoras para carteiras sofrem alterações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.