São Paulo, sexta-feira, 09 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Competição pode ser apenas teatro

AGNALDO BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

A adesão de empresas à chamada pública da Eletronorte não significa garantia definitiva de que haverá concorrência para valer no leilão da usina em Belo Monte, previsto para o próximo dia 20. O ingresso de empresas sem tradição gerou desconfiança no setor elétrico de que o governo esteja montando um teatro com vários concorrentes que não teriam a menor condição de assumir um projeto de R$ 19,6 bilhões.
As suspeitas cresceram após a manifestação de interesse do grupo Bertin no negócio. Há pouco, o grupo se dedicava ao ramo agropecuário (negócio recentemente vendido para o grupo JBS-Friboi). Sem entrevistas, o grupo apenas distribuiu uma nota na qual explica o interesse.
"O grupo Bertin declara que, por ter definido as áreas de energia e de infraestrutura como suas prioridades para os próximos anos, tem estudado diversas opções de investimento", afirmou o texto.
Segundo a Folha apurou, Bertin e outros grupos sem tradição em projetos dessa magnitude teriam participações mínimas, na hipótese de entrarem na disputa pela usina.
Nos bastidores do setor elétrico, a insistência do governo tem sido mal interpretada. Há dúvidas ainda sobre como o consórcio Andrade Gutierrez, Neoenergia, Vale e Votorantim, o único formado até agora, pode lidar com o que está sendo considerada uma interferência excessiva do Planalto na concorrência.
De qualquer forma, as dúvidas quanto à efetiva participação dessas empresas permanecem pelo menos até a próxima semana. O dia 14 (quarta-feira) é a data-limite para os grupos apresentarem o aporte de garantia, ou o comprometimento financeiro com a participação no leilão. É quando terão de apresentar fiança bancária ou seguro-garantia no valor de 1% do projeto, ou R$ 196 milhões.
O aporte garante participação no leilão, mas não a oferta. Mas, caso o grupo faça a oferta e ganhe, não pode mais desistir, sob pena de ter essa garantia executada.


Colaborou LEILA COIMBRA , da Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Contestação: Bispo diz que levará a Bento 16 críticas a usina
Próximo Texto: Luiz Carlos Mendonça de Barros: Uma viagem à China de hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.