São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estados e capitais têm classificação de risco de calote

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Austin Rating divulgou ontem estudo em que atribui rating, espécie de "nota", a quatro Estados e suas capitais.
A atribuição de rating revelou benefícios gerados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) à gestão pública e surpreendeu pela classificação superior da capital carioca ante à paulista, disseram analistas.
Enquanto a cidade de São Paulo obteve nota "BBB" - baixo risco de calote -, a capital do Rio de Janeiro recebeu "A" -risco muito baixo de calote. A explicação está na perspectiva de longo prazo da análise.
"Quanto maior a necessidade de empenhos em serviços básicos, menor a capacidade de pagamento no curto prazo. Mas conforme a qualidade de investimento realizado, a nota tende a melhorar", diz Alex Agostini, da agência Austin Rating.
Como o custo com segurança é do governo estadual, por exemplo, a capital carioca fica livre para outros investimentos. "Também concluímos que há menor atuação de governos gastadores sem compromisso fiscal, contribuição da LRF."


Texto Anterior: Estado que investir pode gastar mais
Próximo Texto: Demanda por vôos cresce 20,3% no mês de abril
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.